Arte

Como ensinar seus filhos a gostar de arte

Ir ao museu com o seu filho pode não parecer uma boa ideia, mas se você souber explicar um pouquinho sobre a arte para ele, você vai ter, além do passeio educativo, um dia muito divertido.

Exposição de objetos, esculturas, museus arqueológicos, galerias de arte, catedrais, igrejas românticas entre outros.

As visitas culturais podem ser variadas. Em todas as cidades existem possibilidades para desfrutar de estas expressões artísticas.

Em todo caso, aquilo que lhe parece maravilhoso, provavelmente será “chato”para o seu filho. Seguindo algumas orientações e dicas, você poderá mudar isso e fazer com que a criança veja a obra de arte com outros olhos, e assim ela poderá gostar de arte tanto quanto você.


Veja as dicas a seguir.

Prepare o seu filho

Programe-se! Caso você vá ao museu no próximo sábado, o melhor a fazer é explicar para ele todo o roteiro daquele dia, para não pegá-lo de surpresa e também não deixá-lo pensar que ele irá ao parque.

Nunca obrigue o seu filho

Se depois de ter explicado e ele disser que não quer ir, não fique chateado. Você deve fazer o seu filho compreender que passar um dia no museu poderá ser bem mais divertido do que ficar em casa com os mesmos brinquedos de sempre, explique que não irá demorar e que quando acabar vocês podem fazer outra coisa.

Não faça uma visita muito longa

Escolha muito bem as obras de arte que vocês irão ver para que a visita não seja longa. A visita não pode durar mais de uma hora para que a criança não fique desinteressada. Vá com calma e aos poucos.

Escolha de acordo com o gosto da criança

Quando for escolher o local a visitar pense naquilo que o seu filho mais gosta. Por exemplo, se a criança gosta de animais e se a visita for a um museu procure quadros que tenham animais. Desta forma, a criança vai divertir-se mais.

Surpreenda o seu filho

Não explique todos os detalhes da visita para que possa surpreender a criança no local.

Use uma linguagem simples

Tente adequar a sua linguagem à idade do seu filho quando estiver explicando as diferentes obras. Deixe que a criança descubra as diferenças entre os diversos estilos. Por exemplo, se estão ao pé de um arco pergunte ao seu filho que forma geométrica corresponde. O provável é que veja que é um semi-circulo. Parabenize a criança por ter descoberto, assim fará com que ela fique contente por perceber a arte sozinha.

Descanse quando a criança tiver necessidade

Se ainda não acabou a visita e se o seu filho está muito cansado, faça uma pausa. Vá ao café beber um suco ou sentar num banco pode ser o suficiente para que a criança sinta vontade em retomar a visita.

Procure jogos, ‘workshops’ ou atividades

Quase todos os museus, galerias de arte têm programas para crianças. Oficinas, cursos didáticos, jogos, concursos, etc. Procure as opções que lhe são oferecidas e aproveitem!

O importante é não desistir.

Se o dia de visita ao museu foi um verdadeiro fracasso, se a criança ficou aborrecida e disser que não quer voltar, pense porque será que isso aconteceu para poder mudar alguma coisa da próxima vez.

Tal e qual como a leitura, também a arte pode torna-se numa rotina. Para isso, você só deve habituar o seu filho às visitas culturais e adapta-las a idade dele.

Veja também:

https://arteref.com/arte/os-7-melhores-museus-de-sp-para-levar-as-criancas/
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O corpo humano na visão de Francis Bacon

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu recentemente a exposição Francis Bacon –…

17 horas ago

O retrato de Arnolfini: o maior enigma de Jan van Eyck

A história da arte ocidental está cheia de excelentes obras-primas feitas ao longo dos séculos,…

23 horas ago

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista…

23 horas ago

10 coisas que irão surpreendê-lo sobre o mestre renascentista Sandro Botticelli

1 - Seu nome verdadeiro não era Sandro O verdadeiro nome de Sandro Botticelli foi…

24 horas ago

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

2 dias ago

Emmanuel Nassar ocupa Sala de Vidro do MAM SP com obra interativa

O MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) apresenta na Sala de Vidro…

2 dias ago