Existem várias pesquisas sobre quanto tempo as pessoas levam interagindo com uma obra de arte. Uma delas diz que normalmente olham por meros 2 segundos, leem o texto por mais 10, então olham novamente de relance para a obra a fim de verificar se perdeu alguma coisa, e partem para a próxima.
Por exemplo, o Museu do Louvre descobriu que as pessoas olham por 15 segundos para a Mona Lisa, o que nos faz pensar sobre quanto tempo então observam as outras 35 mil obras do museu. No entanto, esta reposta é altamente subjetiva. Depende da obra e do entendimento visual de cada observador.
Na era digital, a efemeridade é um fato, e tudo é consumido em alta velocidade, sobrando pouco tempo para analisar e apreciar uma verdadeira obra de arte. O que é irônico por si só, já que muitos vão ao museu, gastam um dia inteiro vendo centenas de obras e acabam saindo com a impressão de ter realmente visto muito pouco.
Mas ninguém decide quanto tempo você leva num museu a não ser você mesmo.
Pode contemplar uma pintura por 1 hora ou absorver algumas informações básicas em poucos segundos se estiver com pressa, e voltar depois. Ou não. Fica a seu critério. E é essa a liberdade da arte: não impõe obrigações em nosso tempo, mas oferece a chance de escaparmos do nosso tempo.
Esquecer temporariamente da correria ou da reunião que você está atrasado, e apenas pensar e viver dentro da obra, ignorando o mundo a sua volta.
Não é como um filme ou um livro que tem começo, meio e fim, é apreciar com a liberdade de tempo que nosso prazer desejar. É observar e contemplar, notar a paixão de cada detalhe, entrar na obra e sentir o peso que carrega.
Olhar novamente e perceber que algo mudou. É experienciar um diálogo com a obra de arte a sua frente.
Então é apenas com tempo, paciência e imersão que é possível ver genuinamente à arte. Quanto mais você olha, mais você absorve.
Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…
Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…
Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…
Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…
Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…
Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…
View Comments
Poderiam me passar as fontes dessas pesquisas que falam sobre quanto tempo as pessoas observam o quadro da Monalisa?
Oi Ana Clara. Esta matéria foi feita com base em um texto do Metropolitan Museum de Nova York. De qualquer forma, o museu do Louvre tem um relatorio anual de visitações e tempo médio de visita. Vale a pena entrar no site deles. https://www.louvre.fr/