Existem várias pesquisas sobre quanto tempo as pessoas levam interagindo com uma obra de arte. Uma delas diz que normalmente olham por meros 2 segundos, leem o texto por mais 10, então olham novamente de relance para a obra a fim de verificar se perdeu alguma coisa, e partem para a próxima.
Por exemplo, o Museu do Louvre descobriu que as pessoas olham por 15 segundos para a Mona Lisa, o que nos faz pensar sobre quanto tempo então observam as outras 35 mil obras do museu. No entanto, esta reposta é altamente subjetiva. Depende da obra e do entendimento visual de cada observador.
Na era digital, a efemeridade é um fato, e tudo é consumido em alta velocidade, sobrando pouco tempo para analisar e apreciar uma verdadeira obra de arte. O que é irônico por si só, já que muitos vão ao museu, gastam um dia inteiro vendo centenas de obras e acabam saindo com a impressão de ter realmente visto muito pouco.
Mas ninguém decide quanto tempo você leva num museu a não ser você mesmo.
Pode contemplar uma pintura por 1 hora ou absorver algumas informações básicas em poucos segundos se estiver com pressa, e voltar depois. Ou não. Fica a seu critério. E é essa a liberdade da arte: não impõe obrigações em nosso tempo, mas oferece a chance de escaparmos do nosso tempo.
Esquecer temporariamente da correria ou da reunião que você está atrasado, e apenas pensar e viver dentro da obra, ignorando o mundo a sua volta.
Não é como um filme ou um livro que tem começo, meio e fim, é apreciar com a liberdade de tempo que nosso prazer desejar. É observar e contemplar, notar a paixão de cada detalhe, entrar na obra e sentir o peso que carrega.
Olhar novamente e perceber que algo mudou. É experienciar um diálogo com a obra de arte a sua frente.
Então é apenas com tempo, paciência e imersão que é possível ver genuinamente à arte. Quanto mais você olha, mais você absorve.
Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…
Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…
Bob Esponja – A Experiência desembarca no MIS Experience para celebrar os 25 anos de…
Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público…
Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda, sem ter que vender o seu quadro original…
Emanoel Araujo, artista, curador e idealizador do Museu Afro Brasil, é considerado uma referência para…
View Comments
Poderiam me passar as fontes dessas pesquisas que falam sobre quanto tempo as pessoas observam o quadro da Monalisa?
Oi Ana Clara. Esta matéria foi feita com base em um texto do Metropolitan Museum de Nova York. De qualquer forma, o museu do Louvre tem um relatorio anual de visitações e tempo médio de visita. Vale a pena entrar no site deles. https://www.louvre.fr/