O coletivo BijaRi foi criado em 1997 e é um grupo de criação em artes visuais e multimídia cujo trabalho deriva da pesquisa entre arte, design e tecnologia, permitindo imprimir novos olhares e significados à comunicação em diferentes plataformas de atuação.
Para isto criou-se um grupo multidisciplinar de profissionais, composto por artistas, arquitetos, cenógrafos, designers, diretores de vídeo e planejadores com a ideia de construir experiências estéticas que transformem a relação entre pessoas, espaço e sociedade. Você pode ver mais trabalhos do coletivo aqui: http://www.bijari.com.br.
A partir de 25 de março, a Japan House São Paulo apresenta uma intervenção artística em sua fachada – que passa por uma manutenção programada -, em projeto especial do Estúdio Bijari. Inspirados pela cultura das lanternas e luminárias, a ação inédita faz alusão à estética das luzes das cidades japonesas e poderá ser vista até o dia 18 de abril.
Com desenho de luz de Wagner Freire, a intervenção conta com um padrão de cores e luzes combinadas em painéis quadriculados de LED, que acompanham os desenhos dos andaimes.
“As diretrizes foram para a criação de algo poético, onde a luz, que é tão importante na cultura nipônica, ganhasse relevância neste momento, ao mesmo tempo em que se diferenciasse da estética da fachada para criar esse ponto de atenção”,
Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House
O resultado da intervenção da um novo significado para os andaimes na fachada do centro cultural.
“Para criar esta instalação e minimizar o impacto visual do trabalho que está sendo realizado, nos inspiramos nas características luzes das cidades japonesas e buscamos integrar a ação com o desenho arquitetônico já existente”
Gustavo Godoy do Estúdio Bijari
A arte nesse importante eixo cultural da cidade de São Paulo proporcionará uma temporária e instigante experiência visual às pessoas que circulam pela região, que verão painéis coloridos e iluminados que dialogam com a fachada original de hinoki (espécie de pinheiro nativo do do Japão), projetada pelo arquiteto Kengo Kuma e que conta com 36 metros de largura, 11 metros de altura e mais de seis toneladas de madeira.
A Japan House São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JHSP promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão de visitantes.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…