Cláudio Caropreso
O que temos para hoje? A estratégia da publicidade, alimentada pela fotografia, é a de oferecer constantemente, e seduzir pela promessa de satisfação, alimentando incessantemente o desejo de ter mais, mas o quê?
Caropreso tem feito de sua estratégia artística o questionamento da ação propagandística de cartazes e fotografias, que comenta com ironia cortante em suas gravuras e colagens, as antigas assim como as mais recentes.
A paisagem do título desta exposição refere-se não à paisagem natural, mas a esta que filtra o nosso olhar cotidiano com o fito de capturar os nossos desejos, potencializar os nossos medos e ansiedades, alienar-nos quanto ao sentido do que realmente seja necessário.
Caropreso não a despreza, fingindo recolher-se para um mundo no qual os filtros da indústria cultural sejam suspensos pelo mundo proporcionado pela arte e pelo comportamento estético, algum deles, pois são muitos a prometer a redenção. Ao contrário, desenvolve os seus próprios filtros para lidar com essa paisagem, fragmenta-a com colagens e desenhos ironizando seus cartazes e anúncios costumeiros feitos para a rua, mesmo os mais fuleiros ou baixos. Assimila deles a monumentalidade, o seu sintetismo ou caráter pragmático.
Da fotografia apreende também algo de suas estratégias, dos ângulos e posições, a maneira como reproduz os retratos, da pintura em livros e sites de arte e sobre artistas. Caropreso embaralha e refaz as mensagens que foram feitas originariamente para nos alienar. E combate-as com fúria honesta. Ele percebe a paisagem do dia não como um tecido inconsútil, sem fissuras e descontinuidades. São as fissuras que o interessam, são elas as matérias de suas composições e aquilo que anunciam.
Luiz Armando Bagolin
O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…