O renomado roteirista e diretor norte americano Paul Schrader participa de debate, aberto ao público e gratuito, ao lado do jornalista Inácio Araújo e do cineasta Philippe Barcinski no MIS. O evento acontece na terça-feira, 18 de setembro, a partir das 19h
Um bate papo entre grandes nomes do cinema da atualidade: Paul Scharder, Inácio Araújo e Philippe Barcinski; e uma exibição do filme Marca da Pantera, abrem a programação da Maratona Paul Schrader, realizada em parceria entre o MIS, Instituição da Secretaria de Estado da Cultura, a Heco Produções, Eugenio Puppo e Carlos Reichenbach.
Chance única de acompanhar a trajetória cinematográfica recente de Hollywood com um de seus artistas mais prolíficos, o debate, gratuito, é aberto ao público e os interessados em participar devem se dirigir até o MIS com uma hora de antecedência. Os ingressos serão distribuídos até a lotação do Auditório MIS, composto por 173 lugares.
Aula Magna
Além disso, o MIS organizou uma aula magna, ministrada por Schrader, marcada para sexta-feira, 21/09, às 15h, e baseada em temas como “roteiro, cinema e os bastidores de produções hollywoodianas”. As vagas estão esgotadas, porém, os interessados, ainda podem inserir seu nome em uma lista de espera por meio do e-mail recepção@mis-sp.org.br.
Saiba mais sobre os debatedores
Philippe Barcinski é professor, cineasta, roteirista e diretor televisão. Seus trabalhos no cinema receberam mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, como os curtas Palíndromo (2002) e Janela Aberta (2001). Participou de importantes festivais, como Cannes e Berlin, e em 2007 dirigiu seu primeiro longa-metragem, Não Por Acaso, com Rodrigo Santoro e Leonardo Medeiros. Na televisão, dirigiu séries para Globo, MTV, TV Cultura e ARTE.
Inácio Araújo é crítico de cinema do jornal Folha de S.Paulo, autor de dois livros sobre o assunto: “Hitchcock, o Mestre do Medo” e “Cinema, o Mundo em Movimento”. É escritor, autor do romance “Casa de Meninas” (prêmio APCA de autor revelação, 1987, em 2ª. ed. pela Imprensa Oficial do Estado/SP), do romance juvenil “Uma Chance na Vida”. Entre os anos 1970 e 1980, foi montador, roteirista e assistente de direção e montagem em diversas produções.
Paul Schrader (22 de julho de 1946, Grand Rapids, Michigan, EUA) é conhecido mundialmente como roteirista de clássicos como Taxi Driver (1976) e Touro Indomável (1980) de Martin Scorsese, Trágica Obsessão (1976) de Brian de Palma, Operação Yakuza (1975) de Sydney Pollack, além de ter dirigido filmes memoráveis como Gigolô Americano (1980) e a Marca da Pantera (1982).
Nascido e criado em uma comunidade puritana de calvinistas holandeses, Schrader só teve permissão para assistir a filmes quando completou dezoito anos. O jovem estudante de Teologia apaixonou-se por mestres como Bergman, Dreyer, Bresson, Fellini, Antonioni e Ozu. Decidiu substituir a Teologia pelo Cinema, tendo estudado na UCLA, onde se diplomou em Teoria de Cinema.
Após um período como crítico de cinema, começou a escrever roteiros, tendo se consolidado com o filme Táxi Driver, de Martin Scorsese, escrito durante um período de depressão e bebedeira na década de 1970. O sucesso do filme permitiu a Paul Schrader continuar a escrever roteiros para renomados diretores, além de dirigir seus próprios filmes marcados por uma liberdade de temas e de estilo rara na produção hollywoodiana.
Confira a programação completa da Maratona Paul Schrader no MIS
18/09 – Terça-feira:
19h – Marca da Pantera 118´/ Cat People (1982) (Paul Schrader)
21h – Palestra gratuita com Paul Schrader
19/09 – Quarta-feira:
18h – Adam – Memórias de uma guerra 106´/ Adam Resurrected (2008) (Paul Schrader)
20h – Vivendo no Limite 121´/ Bringing Out the Dead (1999) (M. Scorsese)
21/09 – Sexta-feira:
15h – Aula Magna com Paul Schrader
18h – O Acompanhante 107´ (2007) (Paul Schrader)
22/09 – Sábado:
16h – Operação Yakuza 123´/ The Yakuza (1975) (S. Pollack)
18h – Gigolô Americano 117´/ American Gigolo (1980) (Paul Schrader)
20h – Taxi Driver 113´/ Taxi Driver (1976) (M. Scorsese)
23/09 – Domingo:
16h – Auto Focus 105´/ Auto Focus (2002) (Paul Schrader)
18h – Trágica Obsessão 98´/ Obsession (1976) (B. de Palma)
20h – Touro Indomável 129´/ Raging Bull (1980) (M. Scorsese)
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…