Categories: Palestras

Diretor Paul Schrader realiza debate gratuito no MIS

O renomado roteirista e diretor norte americano Paul Schrader participa de debate, aberto ao público e gratuito, ao lado do jornalista Inácio Araújo e do cineasta Philippe Barcinski no MIS. O evento acontece na terça-feira, 18 de setembro, a partir das 19h

Um bate papo entre grandes nomes do cinema da atualidade: Paul Scharder, Inácio Araújo e Philippe Barcinski; e uma exibição do filme Marca da Pantera, abrem a programação da Maratona Paul Schrader, realizada em parceria entre o MIS, Instituição da Secretaria de Estado da Cultura, a Heco Produções, Eugenio Puppo e Carlos Reichenbach.

Chance única de acompanhar a trajetória cinematográfica recente de Hollywood com um de seus artistas mais prolíficos, o debate, gratuito, é aberto ao público e os interessados em participar devem se dirigir até o MIS com uma hora de antecedência. Os ingressos serão distribuídos até a lotação do Auditório MIS, composto por 173 lugares.

Aula Magna

Além disso, o MIS organizou uma aula magna, ministrada por Schrader, marcada para sexta-feira, 21/09, às 15h, e baseada em temas como “roteiro, cinema e os bastidores de produções hollywoodianas”. As vagas estão esgotadas, porém, os interessados, ainda podem inserir seu nome em uma lista de espera por meio do e-mail recepção@mis-sp.org.br.

Saiba mais sobre os debatedores

Philippe Barcinski é professor, cineasta, roteirista e diretor televisão. Seus trabalhos no cinema receberam mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, como os curtas Palíndromo (2002) e Janela Aberta (2001). Participou de importantes festivais, como Cannes e Berlin, e em 2007 dirigiu seu primeiro longa-metragem, Não Por Acaso, com Rodrigo Santoro e Leonardo Medeiros. Na televisão, dirigiu séries para Globo, MTV, TV Cultura e ARTE.

Inácio Araújo é crítico de cinema do jornal Folha de S.Paulo, autor de dois livros sobre o assunto: “Hitchcock, o Mestre do Medo” e “Cinema, o Mundo em Movimento”. É escritor, autor do romance “Casa de Meninas” (prêmio APCA de autor revelação, 1987, em 2ª. ed. pela Imprensa Oficial do Estado/SP), do romance juvenil “Uma Chance na Vida”. Entre os anos 1970 e 1980, foi montador, roteirista e assistente de direção e montagem em diversas produções.

Paul Schrader (22 de julho de 1946, Grand Rapids, Michigan, EUA) é conhecido mundialmente como roteirista de clássicos como Taxi Driver (1976) e Touro Indomável (1980) de Martin Scorsese, Trágica Obsessão (1976) de Brian de Palma, Operação Yakuza (1975) de Sydney Pollack, além de ter dirigido filmes memoráveis como Gigolô Americano (1980) e a Marca da Pantera (1982).

Nascido e criado em uma comunidade puritana de calvinistas holandeses, Schrader só teve permissão para assistir a filmes quando completou dezoito anos. O jovem estudante de Teologia apaixonou-se por mestres como Bergman, Dreyer, Bresson, Fellini, Antonioni e Ozu. Decidiu substituir a Teologia pelo Cinema, tendo estudado na UCLA, onde se diplomou em Teoria de Cinema.

Após um período como crítico de cinema, começou a escrever roteiros, tendo se consolidado com o filme Táxi Driver, de Martin Scorsese, escrito durante um período de depressão e bebedeira na década de 1970. O sucesso do filme permitiu a Paul Schrader continuar a escrever roteiros para renomados diretores, além de dirigir seus próprios filmes marcados por uma liberdade de temas e de estilo rara na produção hollywoodiana.

Confira a programação completa da Maratona Paul Schrader no MIS

18/09 – Terça-feira:
19h – Marca da Pantera 118´/ Cat People (1982) (Paul Schrader)
21h – Palestra gratuita com Paul Schrader

19/09 – Quarta-feira:
18h – Adam – Memórias de uma guerra 106´/ Adam Resurrected (2008) (Paul Schrader)
20h – Vivendo no Limite 121´/ Bringing Out the Dead (1999) (M. Scorsese)

21/09 – Sexta-feira:
15h – Aula Magna com Paul Schrader
18h – O Acompanhante 107´ (2007) (Paul Schrader)

22/09 – Sábado:
16h – Operação Yakuza 123´/ The Yakuza (1975) (S. Pollack)
18h – Gigolô Americano 117´/ American Gigolo (1980) (Paul Schrader)
20h – Taxi Driver 113´/ Taxi Driver (1976) (M. Scorsese)

23/09 – Domingo:
16h – Auto Focus 105´/ Auto Focus (2002) (Paul Schrader)
18h – Trágica Obsessão 98´/ Obsession (1976) (B. de Palma)
20h – Touro Indomável 129´/ Raging Bull (1980) (M. Scorsese)

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Share
Published by
Equipe Editorial

Recent Posts

Como aumentar seu tráfego online? Dicas para artistas

Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…

15 horas ago

10 mestres do autorretrato e suas peculiaridades

Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…

15 horas ago

Quem foi a mulher retratada em Olympia de Manet?

Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…

15 horas ago

Qual é a diferença entre arte sacra e arte religiosa?

Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…

15 horas ago

Você sabia? Rainha Elizabeth II inaugurou o MASP

Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…

4 dias ago

Top 10 artistas do hiper-realismo que você precisa conhecer

O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…

4 dias ago