Design

Arne Jacobsen e o quarto 606, uma de suas principais obras


Enquanto a maioria dos turistas se antecipam para visitar os Jardins de Tivoli em Copenhague, uma pérola do design se esconde ao lado do parque de atrações. Hoje, Radisson Blu Royal Hotel; em 1960, Royal Hotel. Encomendado pela companhia aérea escandinava SAS, ele é um dos projetos mais importantes do arquiteto e designer Arne Jacobsen (1902 – 1971).

Do prédio aos móveis, dos tecidos aos talheres… absolutamente todos os detalhes foram concebidos por Arne Jacobsen, que fez do hotel um “Gesamtkunstwerk”, ou uma obra de arte total.

As formas simples, funcionais e orgânicas utilizadas pelo arquiteto-designer tiram sua inspiração dos princípios modernos e, em especial, do trabalho de Le Corbusier.

Para Arne Jacobsen, todos os elementos contam e devem ser pensados em conjunto na busca de uma harmonia. Foi também para este hotel que ele criou três de suas peças mais icônicas: a poltrona Egg e a poltrona Swan, pensadas para o hall e desenhadas inteiramente com linhas curvas, e a cadeira Drop.


Um dos exemplos mais importantes do modernismo dinamarquês e primeiro arranha-céu de Copenhague, o hotel foi recentemente renovado pelo Space Copenhague.

O studio  preservou as principais  características do design interior, combinando as peças históricas com outras contemporâneas. Apenas o quarto 606 guardou a decoração e a disposição original feita por Arne Jacobsen. Algumas das peças retiradas dos espaços podem ser encontradas hoje em galerias especializadas em design escandinavo.

Apesar de constar nos guias, a visita do hotel e do quarto 606 (que deve ser reservada com antecedência) foge da rota do turismo tradicional da cidade.

Até mesmo alguns funcionários do Radisson Blu Royal Hotel parecem não saber da existência do quarto e da importância desse projeto, o que torna a experiência ainda mais única.



Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Marina Mantoan

Formada em Critica e Curadoria de Arte (PUC-SP), mudou-se para Paris para estudar Estética e Filosofia da Arte (Universidade Paris IV - Sorbonne). Fez um master em História e Gestão do Patrimônio Cultural da Universidade Paris 1 Panthéon - Sorbonne. Apaixonada por arte contemporânea e dança, é também uma globetrotter assumida.

Recent Posts

Paranoia ou mistificação?

Este artigo foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 20 de dezembro…

18 minutos ago

O corpo humano na visão de Francis Bacon

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu recentemente a exposição Francis Bacon –…

18 horas ago

O retrato de Arnolfini: o maior enigma de Jan van Eyck

A história da arte ocidental está cheia de excelentes obras-primas feitas ao longo dos séculos,…

1 dia ago

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista…

1 dia ago

10 coisas que irão surpreendê-lo sobre o mestre renascentista Sandro Botticelli

1 - Seu nome verdadeiro não era Sandro O verdadeiro nome de Sandro Botticelli foi…

1 dia ago

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

2 dias ago