Categories: ArteEscultura

Esculturas hiper-realistas que irão mudar a sua vida

Quem é o artista?
Giovani Caramello,
autodidata, o artista iniciou sua carreira com modelagem 3D e buscou a escultura como forma de aperfeiçoar a técnica, despertando então o interesse pelo hiper-realismo.

O que terá na mostra?
Três instalações.

Onde vai ser?
Casa do Olhar Luiz Sacillotto (endereço abaixo).

É um bom programa?
Sim, OMA Galeria é o primeiro espaço privado de artes visuais do ABC. Localizada em São Bernardo do Campo, a galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Em pouco tempo, o espaço tornou-se referência na região e destaca-se no circuito das artes por seus projetos culturais, como encontros, workshops e debates (promovidos pelo OMA| Educação e OMA | Cultural), e por seu quadro de artistas representados (Andrey Rossi, Daniel Melim, Giovani Caramello, Nario Barbosa, RIEN e Thiago Toes).

Quando?
19 de agosto a 24 de setembro

O curioso universo de Patricia Piccinini

Com três peças inéditas, a mostra Introspecção reúne três instalações e as primeiras esculturas em escala real

De uma poesia incontestável e técnica que surpreende e o coloca entre as grandes revelações da arte nacional, o único escultor hiper-realista do Brasil, Giovani Caramello, instiga o público com temas recorrentes em seu íntimo por meio de suas obras. Dentro deste contexto, neste mês, a partir do dia 19 de agosto, quase dois anos depois de sua primeira mostra em Santo André, no museu da cidade, o artista de apenas 26 anos retorna à sua terra natal, agora na Casa do Olhar, para apresentar três instalações feitas com esculturas inéditas. Dessa vez, na exposição intitulada Introspecção, vai ser possível conhecer características profundas da personalidade do artista, tais como timidez, ansiedade e solidão, que segundo o Caramello são sentimentos universais e que costumam gerar proximidade com seus admiradores.  “Tento transmitir, de uma forma visual, sensações que já superei em minha vida, mas que outras pessoas podem estar passando ou refletindo sobre este mesmo tema. Para isso, optei por experimentar e inovar dentro da minha técnica e fazer uma obra autobiográfica”, comenta.

Ambientes
Em Introspeção, diferente das demais exposições que realizou anteriormente, o artista apresenta três instalações que estarão localizadas em salas distintas para que o público tenha uma experiência única durante a visitação.

Para ter-se uma ideia, a sala com as obras da instalação “Solidão” é composta por quase mil monges, feitos em gesso e com uma única peça localizada ao centro revestida por folhas de ouro, o diferenciando dos demais. Na sala “Me Deixe em Paz” há uma obra, no tamanho próximo ao de uma criança real dentro de uma caixa de papelão. Na “Fobia Social”, que é uma obra autobiográfica em tamanho real, o artista está soterrado por pedras.

Segundo Thomaz Pacheco, que assina a curadoria da mostra e é galerista da OMA Galeria, espaço que representa Giovani Caramello, nesta exposição o público poderá entrar em contato com o novo momento, mais amadurecido, do artista. “Mesmo tendo uma curta carreira, ele tem mostrado um trabalho muito denso no sentido poético. Em suas obras Giovani parece esculpir emoções em que muitas vezes parecem se dar em um tempo expandido. Seria o mesmo que dizer que as obras estão sentindo, pensando, vivendo… sempre no gerúndio”, comenta.

A mostra Introspecção tem abertura marcada para o dia 19 de agosto, na Casa do Olhar (Rua Campos Sales, 414, Centro, Santo André-SP), a partir da 19h. A visitação é gratuita e de classificação livre. O encerramento dá-se no dia 24 de setembro. Após a data, Giovani Caramello viaja ao Rio de Janeiro para participar da ArtRio – feira reconhecida como um dos mais importantes eventos do segmento no mundo – entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. “Esta é primeira vez que a OMA Galeria integra o elenco de expositores, o que representa um grande passo para um espaço ainda considerado novo no circuito. Então, para nos destacarmos entre os demais, vamos levar obras ainda inéditas para o público local e dar a oportunidade para que os visitantes conheçam os nomes que integram o quadro de representados pela galeria”, adianta.

SERVIÇO:
Introspecção, com obras inéditas de Giovani Caramello, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Abertura: 24 de agosto, a partir das 19h
Encerramento: 24 de setembro
Local: Casa do Olhar Luiz Sacillotto
Endereço: Rua Campos Sales, 414, Centro – Santo André
Horário: Visitação de terça a sexta, das 10h às 17h; aos sábados, das 10h às 15h
Classificação livre
Gratuito

 

Veja também:

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago