Onze países participam do “Soy mujer, soy latinoamericana”
Com coordenação da artista brasileira Lúcia Avancini, o evento ocorre pela segunda vez e reúne obras de pelo menos cem mulheres
O objetivo é abordar todas as facetas que envolvem as discussões históricas sobre a mulher na sociedade, através do veículo de maior acesso do Planeta de todos os tempos, a internet. Em torno de um site, www.soymujersoylatinoamericana.com, artistas mulheres têm seus trabalhos agrupados, refletindo a memória do que vivemos hoje sobre esse tema. Na imagem acima, “Morenas 3”. A mostra pretende trazer “um olhar crítico capaz de sacudir e deslocar o eixo central da cultura dominante”, afirma Lúcia Avancini.
“O objetivo é promover uma visão crítica e estimular um público que reflita sobre a arte produzida pelas mulheres, seu papel no mundo das artes e da cultura na sociedade contemporânea.
Um olhar crítico capaz de sacudir e deslocar o eixo central da cultura dominante.
Ao dar visibilidade à produção artística contemporânea das mulheres, favorecemos um processo cultural mais igualitário e justo.
Mais que uma alternativa de divulgação da arte produzida por mulheres descortinamos a possibilidade de um diálogo entre o público e o privado ao revelarmos as máscaras seculares da hipocrisia sobre as questões de gênero.
Mais do que revelar desigualdades é preciso ousar.
Mais do que inserir as mulheres na história, é preciso fazer a própria história.
Um registro do presente para o futuro.”
SERVIÇO
Exposição: Soy Mujer, Soy latinoamericana
Data: 08 de março de 2017, das 18 às 21h. APRESENTAÇÃO ÚNICA.
Local: CASTELINHO DO FLAMENGO (Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho) – Praia do Flamengo, 158 – Flamengo – Rio de Janeiro
Programação: Projeção das obras de 100 artistas mulheres de diversos países latinosamericanos e Mostra de vídeos. Haverá uma atuação das atrizes Vanja Freitas e Claudiana Cotrim.
Participam artistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Coordenação: Lúcia Avancini
Realização: www.soymujersoylatinoamericana.com
A exposição continua online no site: www.soymujersoylatinoamericana.com
VISITE A GALERIA VIRTUAL
SOU MULHER. SOU LATINA AMERICANA.
A exposição Soy Mujer, Soy Latinoamericana, em sua segunda edição, organizada através de convocatória em toda América Latina será realizada no mês de março de 2017 no próprio site – www.soymujersoylatinoamericana.com
A INAUGURAÇÃO SERÁ NO DIA 08 DE MARÇO (DIA INTERNACIONAL DA MULHER) COM UMA ÚNICA APRESENTAÇÃO PRESENCIAL NO CASTELINHO DO FLAMENGO NO RIO DE JANEIRO.
Haverá projeção das obras das 100 artistas participantes, vídeos e atuação performática.
Participam artistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
O www.soymujersoylatinoamericana.com trata-se de um site latinoamericano de mulheres artistas que buscam promover uma visão crítica e estimular um público que reflita sobre a arte produzida pelas mulheres, seu papel no mundo das artes e da cultura na sociedade contemporânea.