Olhar Compartilhado: Incerteza Viva
A Verve Galeria, implementando iniciativas em busca da melhor compreensão e proximidade do público com a arte contemporânea, em parceria com a artista plástica Anete Ring, abriga uma edição especial do projeto “Olhar Compartilhado”, onde a artista constrói leituras das obras, somando os olhares dos participantes, levantando dúvidas e questionamentos. O que está dentro do campo da arte contemporânea representada hoje pelos artistas da Bienal Internacional de São Paulo? Por que química, biologia, antropologia, literatura estão inseridas nas artes plásticas? Afinal, o que é arte e o que não é, é possível definir?
Em três datas pré-definidas, um grupo será preparado e acompanhado a uma visita a Bienal Internacional de São Paulo, na sua 32ª edição – Incerteza Viva. Dois dos encontros ocorrem na galeria, onde serão discutidos os conceitos centrais que norteiam a curadoria e os artistas que compõe a mostra. Os encontros anteriores à visita permitem um brainstorm coletivo para que o grupo chegue às obras com “ainda mais questionamentos e com uma proposta de aproximação às poéticas dos artistas e das questões da arte”, diz Anete Ring.
São quatro as vertentes curatoriais apresentadas: narrativa/incerteza, cosmologia/incerteza, ecologia/incerteza e educação/incerteza. As conversas buscam construir um raciocínio de como se dá o fluxo entre estes temas e o trabalho dos artistas. As obras selecionadas de artistas como Pierre Huyghe, Francis Alis, Lais Myrhha, Franz Krajberg, Leon Hirszman, Koo Jeong A, serão comentadas e analisadas para possibilitar um melhor entendimento de suas trajetórias e suas proposições para esta edição.
A Bienal é um dos eventos mais importantes no mundo da arte contemporânea. A proposta central de “Olhar Compartilhado “ é a de possibilitar a potencialização da experiência da visita guiada à exposição, composta por obras de 81 artistas do mundo inteiro. “Todas as ações foram pensadas de forma participativa e ativa, aprimorando o olhar e a sensibilidade de cada um, compartilhando dúvidas, inquietudes e construindo uma experiência única”, define Anete Ring.
visita e bate-papo sobre os conceitos da curadoria e das obras apresentadas.
conceitos de apresentação das obras
SERVIÇO
Encontros: Olhar Compartilhado
Mediadora: Anete Ring
Datas: 26, 27 (Verve Galeria) e 29 (Bienal de São Paulo) de setembro de 2016
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Verve Galeria – inscrições e informações
Valor: R$ 400,00 (min 10/ max 15 participantes)
Verve Galeria – [email protected]
Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2737-1249
Funcionamento: Terça a Sexta, das 10h às 19h e Sábado, das 11h às 17h.