Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“A Longa Noite”, de Lucia Koch Sesc Pompeia

abril 7 - julho 7

 

 O Sesc Pompeia inaugura no próximo sábado, 07 de abril, às 11h, a instalação “A Longa Noite”, da artista Lucia Koch. A obra foi criada para a 3ª edição de “Plano Expandido” – projeto que visa ampliar e problematizar a linguagem gráfica, a partir de diversas apropriações do espaço da unidade – e estará em exposição até 08 de julho de 2018, com visitação gratuita.

 Pensada especialmente para ocupar o hall do teatro, a intervenção responde à arquitetura do local e propõe uma transformação temporária do espaço. Um filtro de cor cobre o enorme telhado de vidro do ambiente, impondo uma luz violeta e constante que afeta nossa experiência de espaço e tempo.

A noite é o lugar da ansiedade e da antecipação. Só suportamos a noite porque antecipamos o dia, assim como atravessamos o dia contando com o anoitecer. Se a cor da luz não muda, ficamos presos a este estado de suspensão, diz a artista.

Ela também acrescenta ao local centenas de hastes de madeira, semelhantes aos elementos estruturais das treliças usadas na arquitetura de Lina Bo Bardi. Dispostas em aparente desordem, como à espera de um destino definitivo, as hastes são pintadas de vermelho, a cor que mais se destaca sob o filtro. A artista convida o público a usar roupas vermelhas para visitar a obra.

TRABALHO NOTURNO – Em maio, serão realizadas três oficinas abertas ao público sobre técnicas artesanais de construção em madeira, sugerindo exercícios e a reflexão sobre o uso de grades e treliças. Na medida em que estas estruturas forem construídas, serão instaladas no espaço do trabalho.

LUCIA KOCH – Nascida em Porto Alegre (RS), em 1966, vive e trabalha em São Paulo, onde ministra aulas de Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP). Tem doutorado em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP e fez graduação e mestrado em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou da II e da V Bienal do Mercosul (1997 e 2005), da Bienal de Pontevedra, na Espanha (2000), Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP (2001), Squatters/Ocupações, em Porto, Portugal (2001), e da exposição Shift, em Nova York, EUA (2002). Em 2004, foi contemplada com o Prêmio Marcantonio Vilaça Artes Plásticas. Suas obras fazem parte das coleções do Centro Galego de Arte Contemporâneo, Santiago da Compostela e da Fundação ARCO, Madri. Desde 1990 trabalha com intervenções que exploram a percepção da luz – suas cores, nuances, sombras, refração e projeção – e a interação do espectador com o ambiente.

 

PLANO EXPANDIDO – Compreendendo o desenho como organizador do pensamento visual, mas também como recurso poético autônomo, o projeto do Sesc Pompeia propõe a diferentes artistas a criação de intervenções que apresentem e problematizem questões atuais de sua produção autoral e elementos fundamentais da linguagem no contexto da arte contemporânea. A 1ª edição, em junho de 2016, teve participação do artista argentino Nicolás Robbio com a obra “Questões ao traçar uma linha”. A 2ª, em dezembro de 2016, apresentou Walmor Corrêa com a instalação “Achillina Giuseppina Maria | Bo Achillina | Achillina Giuseppina | Achillina Bo Bardi| Lina Bo Bardi | Lina Bo”.

 

LUCIA KOCH – “A LONGA NOITE” (PLANO EXPANDIDO)

Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93.

Abertura: 07 de abril (11h) – Visitação: até 08 de julho de 2018.

Horários: Terça a sábado, 10h às 21h30. Domingo e feriado, 10h às 19h30.

Agendamento para grupos (empresas, ONGs ou escolas): (11) 3871-7759 | agendamento@pompeia.sescsp.org.br

Não tem estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal sescsp.org.br/pompeia.

Detalhes

Início:
abril 7
Final:
julho 7

Local

SESC Pompéia
Rua Clélia, 93
São Paulo, São Paulo Brazil
+ Google Map
Telefone:
(11) 3871-7759