À noite, o mundo se divide em dois no Ateliê397

Por Paulo Varella - junho 29, 2017
12 0
Pinterest LinkedIn

Com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – via Proac, o Ateliê397 inaugura no dia 08/07 a exposição “À noite, o mundo se divide em dois”.
A mostra une os artistas Jaime Lauriano e Raphael Escobar para pensarem sobre a limpeza social no Brasil. Os trabalhos pontuam momentos em que a história apaga contextos de resistência negra e periférica para se implantar um projeto de cidade higienista. A exposição transita entre momentos históricos e questões atuais, como a Cracolândia, mostrando como este processo de limpeza social vem sendo atualizado constantemente.
A exposição faz parte do projeto “Identidade Nacional, Cultura e Dominação”, que integra a programação do ano de 2017 do Ateliê397, realizando de 4 mesas de debates, 3 exposições e uma publicação online que sistematizará e disponibilizará o conteúdo produzido pelo projeto (textos, imagens, vídeos). O tema central da discussão visa compreender as mudança de estatuto da cultura nos discursos feitos a partir do campo das artes visuais.

SERVIÇO:

À noite, o mundo se divide em dois
Jaime Lauriano e Raphael Escobar

Abertura: 08/07 a partir das 14h.
Visitação: De 08/07 a 07/08. Segunda a sexta das 14h às 19h.
Simpósio:
Raphael Escobar e Guilherme Boulos, com mediação de Sergio Pinzón
Gentrificação, especulação imobiliária e instituições de arte
Sábado, 29 de julho, 14h30
Programação gratuita.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here