A terra e os devaneios da vontade de Patrícia Chaves/RJ

Por Paulo Varella - fevereiro 15, 2018
130 0
Pinterest LinkedIn

O Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo inaugura no dia 24 de Fevereiro a exposição “A terra e os devaneios da vontade” com obras inéditas de Patrícia Chaves e curadoria de André Sheik. Esta individual é composta por pinturas que resultam das explorações estéticas da imagem da infância feitas pela artista. Fortemente influenciada pela obra de Bachelard ela desenvolve uma poética que se dá no duplo da imaginação e materialidade. No arranjo desta exposição há a intenção de implicitar movimento em sua espacialidade – apoiadas num chão terroso as plantas e as crianças tateiam explorando limites – as séries se abrem e se fecham.

Sheik comenta que os jardins retratados pela artista talvez sejam tanto das delícias terrenas quanto dos desgostos, entre paraíso e inferno. Quanto à técnica dos trabalhos, ele ressalta o fato de que neles “o desenho, usualmente associado ao esboço, se torna pintura. Os traços em carvão ora são feitos antes da entrada da tinta, ora foram desenhados por cima dela”. Essa ação faz o curador relembrar das palavras do pintor Cézanne “A linha e o modelado não existem em absoluto. Não há diferença entre desenho e cor, uma vez que, na natureza, tudo está colorido”. A exposição ficará aberta ao público até o dia 25 de março.

SOBRE A ARTISTA

Patrícia Chaves nasceu em Niterói, RJ no ano de 1992, atualmente vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduada em pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Participou de diversos cursos, como aluna e também monitora, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Em 2017 realizou a exposição individual “Transbordamentos da Infância” no Centro de Artes Calouste Gulbenkian com curadoria de Gabriela Dottori e Julio Ferreira Sekiguch. No mesmo ano participou da coletiva “Cabra-Cega” na Galeria Modernistas. Em 2016 realizou a individual “Cotidiano Escondido” e fez parte da coletiva “Nós Coloridos”. Sua primeira exposição aconteceu em 2012.

SOBRE O CURADOR

Andre Sheik nasceu no Rio de Janeiro em 1966, é músico, artista visual, crítico e curador.

SERVIÇO

Exposição individual: A terra e os devaneios da vontade
Artista: Patrícia Chaves
Curadoria: André Sheik
Abertura: 24 de fevereiro, sábado, das 18h às 22h
Período expositivo: 25 de fevereiro até 25 de março de 2018, de terça à sexta das 10h às 19h e aos sábados e domingos das 12h às 20h

Local: Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo
Endereço: Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20240- 193
Telefone: (21) 2215-0618

Apoio: EIXO Arte.

Visitação gratuita

Mais informações: [email protected]

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here