Acontece a feira ARCO em Madrid

Por Paulo Varella - abril 26, 2018
92 0
Pinterest LinkedIn

 

A ARCOmadrid está já a preparar na sua próxima edição, que irá realizar-se entre 27 de fevereiro e 3 de março de 2019, contando com o Peru como País Convidado e mantendo a sua aposta na qualidade dos conteúdos. Depois do êxito da última edição, descrita pelas galerias participantes como muito positiva devido ao grande volume de vendas, a ARCOmadrid 2019 consolida o seu papel enquanto ponto de encontro para colecionadores, galeristas, curadores e profissionais da arte provenientes de todos os cantos do mundo.

Nesta edição, o Peru será assim o tema para um dos principais programas da Feira, comissariado por Sharon Lerner. A participação especial deste país sul-americano reforça a posição da ARCO como promotora da arte latino-americana na Europa.

Estão igualmente previstas as secções já conhecidas da ARCOmadrid: Programa Geral, Diálogos / Conferências que irão contar com os curadores Catalina Lozano e Agustín Pérez Rubio, assim como a secção Opening, com Ilaria Gianni e Tiago de Abreu.

A ARCOmadrid RENOVA A SUA COMISSÃO ORGANIZADORA

A ARCOmadrid renovou o seu Comité Organizador, que passa a ser constituído por José Aloy, Mira Bernabeu, Eduardo Brandão, Vera Cortês, Susie Guzmán, Pedro Maisterra, Alex Mor, Silvia Ortiz, Thomas Schulte e Leon Tovar.


APRESENTAÇÃO DA ARCOmadrid 2019 NO PERU 

Por ocasião da celebração da ArtLima, que teve lugar entre 19 e 22 de abril na capital peruana, e coincidindo com o convite do Peru para figurar como país convidado na próxima edição da feira, a ARCOmadrid realizou um vídeo promocional para incentivar todos os participantes a visitar a feira entre 27 de fevereiro e 3 de março de 2019.

Link para o Vídeo ARCOmadrid 2019 

 

 

ARCOlisboa 18, 17 – 20 Maio

 

 


Rodrigo Gatinho

LISBOA JUNTA-SE A NÓS, TRAZENDO O SEU VIGOR ARTÍSTICO

Com o seu contexto singular, Lisboa reforça e eleva o vigor artístico do projeto da feira.

Entre as exposições individuais, vamos poder encontrar as que o MAAT dedicará a Tomás Saraceno e a Miguel Palma; a Culturgest a Michael Biberstein; a Fundação Carmona e Costa a Julião Sarmento; a Kunstalle Lissabon a Sol Calero; e o Pavilhão 31 a Jorge Molder. Outros projetos apresentarão um diálogo a muitas vozes entre artistas portugueses e internacionais, com destaque para a exposição PÓS-POP no Museu Calouste Gulbenkian, com a participação de Teresa Magalhães, Eduardo Batarda, Ana Vieira, António Palolo, Nikias Skapinakis, Ruy Leitão, Menez e Allen Jones.

A presença das coleções será outro dos grandes eixos de interesse. A Câmara Municipal de Lisboa apresentará no Torreão Nascente as suas aquisições de 2016 e 2017, e o Museu Coleção Berardo mostrará na exposição No Place Like Home, uma seleção de obras da coleção do Museu de Israel.




COMISSÃO DE HONRA DA ARCOlisboa

A ARCOlisboa formou a sua Comissão de Honra, composta por colecionadores de renome, representantes de instituições, de empresas e dos principais museus e centros de arte em Portugal que têm vindo a mostrar o seu apoio à Feira Internacional de Arte Contemporânea.


E O SEU APOIO INSTITUCIONAL


Lisboa
volta a estar ao serviço da arte contemporânea, um entusiasmo ao qual se une o apoio que a Feira recebe da Câmara Municipal de Lisboa, da Fundação EDP, do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, do Ministério da Cultura, e outras instituições, centros de arte e galerias que irão contribuir com diferentes exposições e eventos, proporcionando oportunidades de encontro com os participantes e convidados da ARCOlisboa.

 

Fundación ARCO

 


COMPRAS DA FUNDACIÓN ARCO NA ARCOmadrid

Entre as compras privadas e institucionais confirmadas nesta edição da ARCOmadrid contam-se as aquisições feitas pela Fundação ARCO, num valor total de 175.000 euros, e custeadas pelos fundos procedentes da angariação realizada no Jantar Fundación ARCO, que teve lugar no Teatro Real na terça-feira, 20 de fevereiro, por ocasião da gala de entrega dos Prémios ´A` do Colecionismo.

As obras adquiridas, com a assessoria de Miguel von Hafe e Manuel Segade, correspondem a 7 artistas de 7 galerias: Amalia Pica -König Galerie-; Armando Andrade Tudela –Fortes, d´Aloia & Gabriel-; Laure Prouvost –Carlier Gebauer-; Lily Renaud Dewar Emanuel Layr-; Yorgos Sapountzis –Barbara Gross-; Francesc Ruiz –Estrany-de la Mota-, and Eva Fábregas –Tenderpixel-, que passam agora a integrar a Colección Fundación ARCO, alojada no CA2M Centro de Arte Dos de Mayo da Comunidade de Madrid. Algumas destas obras estão já a ser apresentadas em exposições dos artistas.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here