Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Aliança Francesa apresenta exposição com os vencedores do Prix Photo Web 2017

fevereiro 22 - abril 22

 

 A Galeria da Aliança Francesa, em Botafogo, apresenta as fotos dos vencedores da sétima edição do concurso Prix Photo Web, sobre o tema “família(s)”. Gustavo Pereira foi o primeiro colocado, com a série “O Parto” e Ana Sabiá ficou em segundo lugar, com a série “Madonnas Contemporâneas”

A Galeria Aliança Francesa Botafogo abre na quinta-feira, 22 de fevereiro, às 19h, a exposição dos vencedores do Prix Photo Web 2017. O público poderá ver de perto as duas séries ganhadoras da edição que teve como tema “família(s)”. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até dia 22 de abril.

A exposição apresenta as imagens de Gustavo Pereira (Brasília – DF), primeiro colocado, que exibe em seu ensaio “O Parto” um olhar íntimo, que potencializa a questão da gravidez, dando uma dimensão universal ao tema. O fotógrafo ganhou uma viagem com acompanhante para Paris, oferecida com apoio da Air France. Já Ana Sabiá (Florianópolis – SC) ficou em segundo lugar com a série “Madonnas Contemporâneas”. Seu trabalho ultrapassa a montagem fotográfica trazendo à tona emoções da relação entre mães e filhas, para além dos cenários construídos nas fotografias. Durante a abertura os fotógrafos realizarão uma visita guiada à exposição.

A exposição conta, também, com a apresentação de duas séries que receberam menções honrosas: Kauhan Teixeira de Almeida (São Bento do Sapucaí, SP), com a série “O Quilombo”, que investiga e dialoga com uma família do Bairro do Quilombo, na cidade onde mora, e Estefania Gavina (Campinas – SP) com seu projeto “This could have been good”, onde trabalha de forma lúdica com uma edição no tempo, ressignificando seu acervo familiar.

“O Prix Photo Web faz parte de uma série de ações que estão alinhadas com a missão da Aliança Francesa de promover o intercâmbio entre o Brasil e a França não só através da língua, mas da cultura. Nesse sentido, a fotografia – tão forte na França como no Brasil – representa uma oportunidade para revelar novos talentos além de qualquer fronteira”, diz a Diretora geral da Aliança Francesa do Rio de Janeiro.

O concurso tem como objetivo valorizar a criação de jovens fotógrafos, além de promover o intercâmbio cultural entre os dois países. “O Prix Photo Web é um grande concurso nacional de fotografia contemporânea, que a partir de temas gerais e aglutinadores, espera valorizar propostas audaciosas, originais ou até experimentais de fotógrafos não profissionais, além de levantar questionamentos tanto sobre os temas em si, quanto sobre a visão que temos deles”, explica Thomas Brégeon, diretor cultural da Aliança Francesa do Rio de Janeiro.

Entre as personalidades que compuseram o júri oficial desta edição está Eugênio Sávio, fotógrafo e presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil; Ioana Mello, Coordenadora de Exposições do FotoRio; Vincent Rosenblatt, fotojornalista francês; João Kulcsár, professor, fotógrafo, Mestre em Artes pela Universidade de Kent, Canterbury, Reino Unido e coordenador de fotografia no Senac; e Water Firmo, fotógrafo, jornalista e professor, foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte e editor de fotografia da revista Caros Amigos.

Sobre a Aliança Francesa

A Aliança Francesa comemorou 130 anos de atividades no Brasil em 2015. Além de ser uma referência no idioma, ela é, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Ela possui, atualmente, mais de 850 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 37 associações e 63 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC). A Aliança Francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

Serviço:

Exposição Prix Photo Web

Abertura: quinta-feira, 22 de fevereiro

Horário: 19 horas

Visitação: de 22 de fevereiro a 22 de abril. De segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 19h

Sábado: das 09h às 12h

Entrada franca

Detalhes

Início:
fevereiro 22
Final:
abril 22

Local

Galeria Aliança Francesa Botafogo
Rua Muniz Barreto, 746
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Brasil
+ Google Map
Telefone:
(21) 3299-2000