Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Arquivo Bijari 1997- 2017” na Galeria Anti-Pop

fevereiro 19 - março 2

“Arquivo Bijari 1997-2017”, mostra retrospectiva que celebra os 20 anos do coletivo Bijari segue aberta ao público até o próximo dia 2 de março na galeria Anti-Pop em Pinheiros. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira das 10 às 18 horas.

O espaço, inaugurado em dezembro para abrigar a exposição com 40 obras, conta também com a inédita “Citações de Prateleira” (foto acima) na qual citações sobre o pensamento utópico dos anos 60 são aplicadas a banners promocionais de supermercado (foto anexada).

Segundo Maurício Brandão, sócio e artista do Bijari, além de marcar a data simbólica de duas décadas de existência do coletivo, “Arquivo Bijari” leva ao público questões atuais sobre as dinâmicas de poder na construção do espaço urbano e a possibilidade da arte intervir nesses processos e nas suas narrativas.

Localizada em um dos bairros mais movimentados da capital, a galeria também servirá como ponto de encontro para veiculação de projetos de arte pública, conversas e projeções relacionadas ao tema, oferecendo ao público mais uma opção democrática de lazer.

Ainda na entrada da Anti-Pop o visitante é convidado a conhecer a obra “Natureza Urbana” em que um carro abandonado foi transformado em jardim.

O Bijari conta com trabalhos expostos em locais como a Kollective Kreativitat em Kassel-Alemanha, no Palais de Glace, Buenos Aires, em Medellin na Colômbia e na Creative Time em Nova York. Em 2017 o grupo esteve com a obra “Contando con Nosotros” na LA/LA Pacific Standard Time em Los Angeles.

Fazem parte da exposição desde peças gráficas para lambe-lambe, projeções em larga escala, videomapping, intervenções urbanas, videodança, além dos projetos para arquiteturas táticas e trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos anos com outros coletivos artísticos e comunidades urbanas. É o caso dos projetos “Zona de Ação”, cujas intervenções refletem sobre o processo de renovação urbana do Largo da Batata e revisita as primeiras ações do projeto “Realidade Transversa”, que retratava o cotidiano dos trabalhadores urbanos informais e os convidavam para protagonizarem performances em exposições de arte.

Exposição “Arquivo Bijari 1997- 2017” – Galeria Anti-Pop
Local: Galeria Anti-Pop – Rua Padre João Gonçalves, 81, Pinheiros– (11) 3815-7729
Período expositivo: até 28 de fevereiro de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira, das 11 às 18 horas (é necessário tocar o interfone para atendimento).
Entrada gratuita

Detalhes

Início:
fevereiro 19
Final:
março 2