Começa na próxima segunda, 4, a BIENALSUR no Brasil. As mostras – que ficarão em cartaz simultaneamente com outras 84 exposições em 32 cidades de 16 países – serão exibidas no Memorial da América Latina, em São Paulo. Umas das principais marcas do evento é democratização da arte, e todos os visitantes poderão fazer parte dessa enorme rede de integração. Ferramentas especiais – Ventanas, por exemplo – permitirão que as pessoas vejam as outras exposições espalhadas pelo mundo e dialoguem com algum “colega visitante” em outro país.
No Brasil serão exibidas obras de artistas de Madagascar, Argentina, Espanha e França. Em paralelo, a arte de brasileiros como Eduardo Srur, Regina Silveira, Shirley Paes Leme, Ivan Grilo, Vik Muniz, José Bechara, Cildo Meireles, Hélio Oiticica e Anna Bella Geiger, entre outros, irá compor esse intercâmbio cultural, com mostras na Argentina, em Porto Rico e no Peru.
O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (SP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a Universidade Federal de Santa Maria (RS), a Central do Brasil e Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, também irão sediar o evento no Brasil.
Segue material em anexo.
BIENALSUR – http://bienalsur.org/pt/