Burgos 2 reúne obras de Daniel Melim, pinturas de grandes dimensões inéditas inspiradas na Pop Art e na linguagem publicitária realizadas com técnicas vindas do stencil, grafite e da pintura de rua, Cristina Elias expõe desenhos a carvão sobre tela realizados durante uma performance, Jorge Morabito em colagens urbanas realizadas com restos de papéis e impressões e os jovens artistas Carlos Algot, Pedro Drunska e Albert Lazarini que mostram suas pesquisas plásticas realizadas em residência na própria Funarte
Os artistas:
Claramente inspirada na arte pop norte-americana, a obra de Daniel Melim mescla técnicas vindas do stencil, grafite e da pintura de rua ao imaginário da publicidade e dos painéis de outdoor. Mas, ao contrário da arte pop americana, a pintura de Melim é política, assim como foi a arte pop brasileira dos anos 60. Sob cores e formas arquetípicas, o artista impõe sua opinião e subverte a lógica “cor de rosa” da publicidade. Nestas pinturas as faixas verticais criam um ritmo quase musical. As cores vibram e ampliam esta sensação de frenesi. Estas pinturas gritam e ocupam o seu espaço.
Cristina Elias irá mostrar grandes telas, resultado de sua performance “Inscriptura” realizada no Paço das Artes em setembro de 2017. A artista escrevia com carvão e realizava movimentos de dança sobre estas telas criando novas imagens e leituras.
As pinturas de Malu Pessoa Loeb falam de memórias, do que já foi usado, de insetos e pragas,dos pedaços de vidas passadas revividos em pinceladas que nos fazem questionar a passagem do tempo..
Nas colagens de Jorge Morabito a cidade aparece em geometrias de papéis cortados, rasgados e sobrepostos. Sua poética nos aproxima de uma visão de cidade que se situa entre a ruína e a utopia.
Os jovens artistas Carlos Algot, Pedro Drunska e Albert Lazarini irão mostrar obras realizadas durante uma residência de 6 meses no Galpão da FUNARTE SP finalizada em setembro de 2017.
O projeto Burgos:
Idealizado por Duílio Ferronato e Eduardo Besen para ocupar as galerias Mário Schenberg e Flávio de Carvalho do Complexo Cultural FUNARTE-SP.
“Viver e criar na Metrópole
Serão 3 exposições que discutem a vida em uma cidade como São Paulo.
A cidade que vive em eterno confronto por espaço, dinheiro, prazer, amor e diversão.
Burgos quer mostrar como estes conflitos se manifestam no campo da arte.
Serão expostos instalações, pinturas, desenhos e esculturas realizados por artistas em seus ateliês e por coletivos ligados ao espaço urbano.
Da paisagem idílica ao lixo, das formas concretas a riqueza gráfica, Burgos trará um panorama do que aflige e motiva os nossos artistas.”
Serviço:
Complexo Cultural FUNARTE SP
Abertura – 11 de novembro de 2017, sábado, 12-18h
Exposição: Burgos 2
Período expositivo: 11 de novembro de 2017 a 08 de janeiro de 2018.
Artistas:
Cristina Elias, Malu Pessoa Loeb, Jorge Morabito, Carlos Algot, Pedro Drunska e Albert Lazarini e Daniel Melim (cortesia Galeria Choque Cultural)
curadoria: Duílio Ferronato e Eduardo Besen e Baixo Ribeiro (Daniel Melim)
Endereço:
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elísios, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3662.5177
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta: 10-18h
Sábado e Domingo: 15-18h
http://www.funarte.gov.br/regional/sao-paulo/