Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

CAPOEIRA INSPIRA OBRA DIGITAL NO CENTRO CULTURAL FIESP

outubro 4 - outubro 28

MOVIMENTOS DA CAPOEIRA INSPIRAM OBRA DIGITAL EM CARTAZ NO CENTRO CULTURAL FIESP

Obra AÚ/CAPO-E estreia dia 4 de outubro na Galeria de Arte Digital, na avenida Paulista. O artista ELXVA dará também uma oficina gratuita sobre uso de chroma key e motion graphics

São Paulo, setembro de 2018 – Inspirada nos movimentos da capoeira, a obra inédita AÚ/CAPO-E estreia dia 4 de outubro, na Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp. Produzida pelo artista Allyson Alapont (ELXVA) especialmente para a enorme plataforma de LED a céu aberto, a obra é uma justaposição da arte experimental videográfica e dos movimentos cinéticos da capoeira, em uma versão futurista e com referências à pop-art.

Para criar as animações que poderão ser vistas gratuitamente todos os dias, das 20h às 6h, na fachada do prédio, ELXVA usou imagens em chroma key (técnica de sobreposição por meio da anulação de uma cor padrão, geralmente o verde) aliadas a efeitos visuais, loops (estruturas de repetição), rotoscopias (técnica usada para redesenhar quadros de filmagens) e composições gráficas de animação (motion graphics). Dessa forma, a AÚ/CAPO-E explora técnicas narrativas híbridas a partir da captação imagética de jogos de capoeira.

Para quem quiser conhecer mais de perto o trabalho do artista, ELXVA dará a oficina Introdução à captação de imagem em Chroma Key e à aplicação de Motion Graphics entre os dias 23 e 26 de outubro, das 19h às 22h. Ao longo de quatro encontros, serão apresentadas noções teóricas e práticas sobre as logísticas de captação de imagem e conhecimentos básicos de edição e pós-produção. Ao final da oficina, cada participante poderá produzir sua própria videoarte, com direito a gravações com um capoeirista profissional e mini estúdio de edição.

Os interessados podem se inscrever a partir do dia 15 de outubro no site do Centro Cultural Fiesp (www.centroculturalfiesp.com.br).

Sobre o artista
Allyson Alapont (ELXVA) é diretor de filmes, videoartista e fotógrafo. Nasceu em 1988 em Porto Alegre e trabalha com criação de imagem há 10 anos. Destaca-se em produções experimentais independentes e imagemaking contemporânea no cinema, em videoclipes e navideoarte. AÚ/CAPO-E foi contemplada pela edição 2018 do edital de ocupação da Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp.

Sobre a Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp
A maior galeria de arte digital a céu aberto da América Latina é um imenso painel de LED composto por 26.241 mil clusters, cada um formado por 4 lâmpadas. A plataforma pioneira está instalada ao longo dos 3.700 m² da estrutura metálica que reveste o prédio do Centro Cultural Fiesp na Avenida Paulista. Desde 2012, a Galeria já foi palco para mais de 15 mostras de sucesso e conquistou espaço entre os ícones de São Paulo, além de se tornar uma referência na arte digital.

Serviço:
Obra AÚ/CAPO-E
Período: 4 a 28 de outubro de 2018
Horários: diariamente, das 20h às 6h
Local: Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp (fachada do prédio da Fiesp e do Sesi-SP)
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Classificação indicativa: livre
Grátis. Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br

Oficina Introdução à captação de imagem em Chroma Key e à aplicação de Motion Graphics
Com ELXVA
Datas: de 23 a 26 de outubro de 2018
Horários: terça a sexta, das 19h às 22h
Local: Sala do Educativo
Nível: Iniciante – Conhecimentos básicos em edição de vídeo (Adobe Premiere e Adobe After Effects)
Classificação indicativa: 14 anos
Vagas: 15 vagas
Carga Horária: 12 horas
Grátis. Inscrições de 15 a 21 de outubro pelo site www.centroculturalfiesp.com.br

Detalhes

Início:
outubro 4
Final:
outubro 28

Local

FIESP
Avenida Paulista, 1313
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map