Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Conexão Cultural São Paulo – Japão no MIS

janeiro 25 @ 11:00 am - 8:00 pm

Conexão Cultural São Paulo – Japão

 

Evento gratuito celebra a contribuição da cultura japonesa na capital paulista. A programação acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, e traz arte, música, cinema e gastronomia típicas. O público ainda poderá conferir a exposição Renato Russo de graça durante todo o dia

 

Com o objetivo de integrar as pessoas e a cidade por meio da arte, o Conexão Cultural São Paulo reúne, no dia 25 de janeiro, feriado que celebra o aniversário da cidade, uma programação especial e gratuita no MIS – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.  Com o tema Japão, a 13ª edição do evento, que tem parceria com o Consulado Japonês, vai aprofundar a rica relação da cidade com a cultura desse do país, através de música, arte, cinema e comidas típicas.

 

Para completar as comemorações de aniversário da cidade, o MIS presenteia o público com entrada gratuita para a megaexposição Renato Russo – a maior já elaborada pelo Museu, com mais de mil itens, e que está em cartaz desde setembro do ano passado. A mostra traz objetos pessoais, peças de vestuário, fotografias, discos, livros, manuscritos, instrumentos musicais, documentos escolares, desenhos, cartas de fãs, além de prêmios, fanzines, folhetos e impressos variados que irão percorrer toda a sua trajetória.

 

Confira a programação completa do Conexão Cultural São Paulo – Japão

 

13h às 20h | Grafite | KATIA SUZUE

A artista Katia Suzue mostra seu trabalho com grafite ao vivo em painéis na área externa do Museu. “Tenho uma referência muito forte nas artes orientais e isso acaba se refletindo no meu trabalho. Gosto muito da cultura pop japonesa, consumo mangas e animes, desde que me formei na faculdade dou aulas de desenho e faço graffiti, sempre nessa linha de desenho japonês”, diz.

 

12h às 20h | Exposição | YUMI SHIMADA

A ilustradora e diretora de arte Yumi Shimada apresenta, no saguão de entrada do Museu, algumas de suas colagens. “Desde pequena tenho um interesse por arte. Desenhava, recortava fotos, colava. Muito disso acredito que venha do meu sangue oriental. Me lembro também de achar livros antigos da minha irmã mais velha, alguns com ilustrações de biologia, história do Brasil, tipografia, etc. Era um novo mundo visual para mim, mas que ao mesmo tempo transmitia uma história do que aconteceu no passado em formato de gravura”.

 

15h | Oficina de Caligrafia Japonesa | Associação de Shodô

Considerada como uma das artes mais tradicionais do Japão, a caligrafia japonesa é também uma das mais antigas. Os povos japoneses adotaram a escrita dos ideogramas chineses, a partir do século V. d.C., e herdaram, junto, o seu profundo respeito e admiração pela escrita como uma forma de arte. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as bases dessa arte na Oficina de Caligrafia preparada pela Associação de Shodô, às 15h (15 vagas – sala de Interface).

 

17h | Música | Trio Kagurazaka

Kagurazaka é um bairro tradicional de Tokyo onde muitos músicos e artistas vivem, caminhando ao final tarde podemos ouvir sons de koto, shamisen, shakuhachi, cantos e piano, dos muitos ilustres habitantes O Trio Kagurazaka procura, através da combinação dos instrumentos shakuhachi (Shen Ribeiro), koto (Tamie Kitahara) e acordeon (Gabriel Levy), interpretar um repertório clássico e também abrir novas possibilidades de arranjos para interpretar a musica japonesa e outros universos musicais, usando as texturas sonoras dessa formação única. A apresentação acontece às 17h, na área externa do Museu.

 

14h às 18h | Mostra de Cinema

Em parceria com a Fundação Japão em São Paulo, o Conexão Cultural promove uma mostra de filmes produzidos no país. São três sessões, a partir das 14h, no Auditório LABMIS (66 lugares):

13h – O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa, dir. Makoto Shinkai, 2013, livre): O filme conta a história de Takao, um estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos. Ele costuma faltar às aulas em dias chuvosos e permanece no jardim japonês do parque para desenhar sapatos. Certo dia, ele encontra uma mulher misteriosa, Yukino e, espontaneamente, os dois passam a se encontrar em dias de chuva. Takao deseja produzir então um par de sapatos que faça Yukino caminhar e encontrar o seu próprio caminho.

15h – Um Conto sobre a Culinária Samurai – Uma Verdadeira História de Amor (Bushi no kondate, dir. Yuzo Asahara, 2013, 12 anos): Durante o Período de Edo do Japão, uma excelente cozinheira se casa com o herdeiro de uma famosa família de culinária. No entanto, seu marido é um chef terrível. Com a ajuda de sua nova sogra, ela começa a ensinar-lhe as formas das artes culinárias.

18h – A Esposa de Villon (ōtō to tanpopo, dir. Kichitaro Negishi, 2009): O filme mostra uma Tóquio pós-guerra ainda sofrendo os acontecimentos destrutivos da II Guerra Mundial, explorando temas como a masculinidade japonesa e o ideal feminino.

 

12h às 20h | Gastronomia | TukTuk RAMEN K

Durante todo o evento, o TukTuk (barraca inspirada no típico meio de transporte de países asiáticos) da Ramen K irá servir um cardápio de lámen e Hiyashi Lámen a preços acessíveis. Todos os ingredientes da Ramen K são caseiros e são preparados de forma artesanal – desde a massa fresca, o caldo e até o missô.

Conexão Cultural SP – Japão

Data: 25 de janeiro de 2018

Horário: 11h00 às 20h00

Local:  Área externa; foyer do Auditório; Auditório MIS (172 lugares)

INGRESSO: Gratuito

 

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Valet conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

 

Informações para a imprensa – MIS

Clarissa Janini | clarissa.janini@mis-sp.org.br  | (11) 2117 4777, r 312

Marina de Castro Alves | marina.castroalves@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 363

 

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:

Gisele Turteltaub / gisele@sp.gov.br / (11)3339-8162
Damaris Rota/ drota@sp.gov.br / (11) 3339-8308

Gabriela Carvalho / gabrielacarvalho@sp.gov.br / (11) 3339-8070
Stephanie Gomes / stgomes@sp.gov.br / (11) 3339-8243

Marina Teles / mteles@sp.gov.br / (11) 3339-8164

Detalhes

Data:
janeiro 25
Hora:
11:00 am - 8:00 pm