Debate sobre a Intervenção militar e criminalização da pobreza no Teatro UFF

Por Paulo Varella - abril 17, 2018
89 0
Pinterest LinkedIn

Intervenção militar e criminalização da pobreza

Com esse tema, o UFF Debate Brasil do mês de abril acontecerá como uma atividade do projeto Brasil: A Margem e será realizado no dia 24, às 15h, no Teatro da UFF,  com  transmissão ao vivo por  Youtube e Facebook.

24 de abril de 2018
Terça – 15h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói
Entrada Franca

Diante do aprofundamento da grave situação da segurança pública no Rio de Janeiro, urge realizar um amplo debate que leve a uma solução prudente. A recente decisão de intervenção federal com o uso das forças armadas foi alvo de diversas contestações e críticas. Seja pelo receio do agravamento da violação dos direitos humanos, sobretudo em territórios pobres e periféricos, seja pelo temor da pouca eficácia da operação, que não combate as raízes do problema da desigualdade social, a intervenção é uma realidade que precisa ser seriamente analisada. Seus altos custos – tanto financeiros quanto sociais – comprometem a pouca democracia que se evidencia num Brasil à margem, que não cessa de demonstrar seus limites, exclusões e violências.

Para debater o tema, estarão Jacqueline de Oliveira Muniz, professora do departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito/UFF;  Marcelle Decothé, da Anistia Internacional Brasil, e Marcus Faustini, da Agência de Redes para Juventude.

 

Na confluência de várias efemérides – Dia do Índio, Descobrimento do Brasil, Tiradentes e São Jorge -, o Centro de Artes UFF propõe rever conceitos, usando a arte e a cultura como ferramentas de reflexão, no projeto “Brasil: A Margem”, entre os dias 17 e 25 de abril. Uma semana inteira repleta de eventos: debates, filmes, exposições, sarau, uma feira alternativa, concertos e shows de música popular. Com essa programação, o projeto aponta para o reconhecimento e a afirmação das margens de um Brasil efervescente e que carece se conhecer melhor.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here