Denise Milan: performance urbana em Heliópolis

Por Paulo Varella - novembro 23, 2017
114 0
Pinterest LinkedIn

Crianças e jovens participam de performance urbana em Heliópolis
Cortejo das Vidas Preciosas marca o encerramento anual do projeto de arte-educação Espetáculo da Terra©, idealizado por Denise Milan; edição deste ano tem parceria com a São Paulo Companhia de Dança

No próximo dia 24, cerca de 900 crianças e adolescentes tomarão as ruas de Heliópolis, em São Paulo, em meio ao Cortejo das Vidas Preciosas 2017, performance urbana que marca o encerramento anual do projeto de arte-educação Espetáculo da Terra©, criado em 2010, pela artista multidisciplinar Denise Milan. Representada pela Galeria Lume, a artista assina a direção geral do espetáculo, que chega agora a sua oitava edição.

A apresentação trata da formação de minerais e rochas, a partir da representação das forças de transformação e criação no planeta, integrando arte e ciência. Pela primeira vez, a apresentação, que une dança, música e interpretação, contará ainda com a participação de 32 bailarinos da São Paulo Companhia de Dança.

Além do tradicional cortejo das crianças, que percorrem os caminhos da comunidade fantasiadas com uma série de adereços e alegorias criadas por elas ao longo de todo o ano, os jovens farão uma apresentação de enceramento no Centro Educacional Unificado (CEU) Professora Arlete Persoli – uma performance coletiva dirigida pelo Avante o Coletivo, que assina a direção musical do espetáculo ao lado da musicista Badi Assad. O coletivo, inclusive, aproveitará o ensejo para lançar o álbum Vidas Preciosas em Heliópolis.

Cortejo das Vidas Preciosas tem ainda apoio da UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região), direção de dança de Inês Bogéa e coreografias de Mônica Monteiro. As composições originais da apresentação são de Clarice Assad, Badi Assad, Carlinhos Antunes e André Mehmari, concebidas para a Ópera das Pedras, espetáculo que Denise Milan estreou em 2007.

Os valores contemporâneos e o projeto de arte-educação Espetáculo da Terra©

Denise Milan tem uma visão: as pedras são metáforas para as transformações que ocorrem nas vidas humanas. É em cima dessa visão que ela vem construindo sua arte desde 1986. “O quartzo é para mim a metáfora de uma possibilidade de diálogo porque está presente em setenta por cento da Terra, é parte da nossa identidade planetária comum.”

Com uma abordagem interdisciplinar, esse trabalho de Denise Milan, uma das artistas pioneiras em arte-educação e arte pública no Brasil, surge no momento em que o mundo se debruça sobre as questões de meio ambiente e a necessidade urgente dos homens se posicionarem de forma diferente em relação à Natureza. Para Denise, como seres humanos precisamos voltar a nos sentir parte da Natureza, ouvir novamente sua voz e prestar atenção na sabedoria que ela encerra. A proposta do Espetáculo da Terra e sua analogia entre o mundo mineral e o mundo humano é usar a arte para ajudar crianças e adolescentes a refletirem sobre esses valores da contemporaneidade e exercitarem a escuta das vozes que vem da Terra.

O projeto de arte-educação Espetáculo da Terra©

O projeto Espetáculo da Terra© teve início há sete anos por iniciativa de Denise Milan e sua equipe em comunidades de São Paulo. Já atingiu cerca de 6 mil alunos e contou com o apoio de acadêmicos, músicos, cantores, atores, coletivos culturais, editora Saraiva e de instituições culturais, como o Sesc. Envolve atividades de formação de educadores, de conceituação e práticas criativas com as crianças e adolescentes e culmina com uma grande celebração dos aprendizados e criações artísticas – a performance de rua Cortejo das Vidas Preciosas!

Nas palavras da artista-criadora Denise Milan: “A consciência de ser uma vida preciosa é o caminho para estruturar o próprio destino e renascer, deixar o estado periférico de existir e fazer parte de um todo. O projeto proporciona esse potencial a São Paulo e pode ser aplicado em outras comunidades visando essa integração do indivíduo com a cidade”.

Em seus três primeiros anos, o Sesc São Paulo foi um dos grandes colaboradores para viabilização e expansão do projeto para as regiões de Heliópolis, Grajaú, Jaguaré, Osasco, Santana e Itaquera. De 2013 em diante a própria comunidade de Heliópolis, representada pela UNAS, abraçou a iniciativa e organizou o Cortejo das Vidas Preciosas junto com a equipe da artista.

Cortejo das Vidas Preciosas 2017
Data: 24 de novembro
Local de partida: Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) de Heliópolis, localizado na rua Coronel Silva Castro
Horário: 13h30
Local de encerramento: CEU Profª Arlete Persoli, na Estrada das Lágrimas, 2385
Horário: 15h

Assessoria de imprensa Galeria Lume:
A4&Holofote
+55 (11) 3897-4122
Cristiane Nascimento – [email protected]
Neila Carvalho[email protected]

Ficha técnica

Cortejo das Vidas Preciosas 2017

Concepção e Direção
Denise Milan
Linguagem Dança
São Paulo Companhia de Dança
Direção Inês Bogéa
Coreografia
Mônica Monteiro
Direção Musical
Badi Assad
Avante o Coletivo
Trilhas / Coordenação de Oficinas
Bruno Augusto dos Santos Ruiz – U-China
Joab Ávila Sampaio – Jota-Be
Vinicius Nespolo Rabello (Xuvisco)
Avante o Coletivo
Coral das Vidas Preciosas
Herdeiros do Hip Hop
Coordenação de avaliação
Rosana Martins
Suporte
Lucas Rosatelli
Marcus Vinicius Furtado
Stella Quartim Franca
Participação especial
Badi Assad
Parceiros
UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região

Ficha Técnica
Álbum VIDAS PRECIOSAS em Heliópolis
Artistas
Avante o Coletivo & Denise Milan
Produção
Bruno U-China & Xuvisco
(Estrondo Beats)
Gravação
No Estúdio Ekord
Mixagem e Masterização
No Estúdio Estrondo por Xuvisco

São Paulo Companhia de Dança
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
GOVERNADOR
GERALDO ALCKMIN
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
SECRETÁRIO
JOSÉ LUIZ PENNA
COORDENADORA DA UNIDADE DE DIFUSÃO, BIBLIOTECAS E LEITURA
SÍLVIA ANTIBAS
ASSOCIAÇÃO PRÓ-DANÇA
Presidente do Conselho Administrativo – Rodolfo Marino Vilella
Vice-Presidente – Ricardo Alves de Lima
Presidente do Conselho Fiscal: Durval Borges Morais
DIREÇÃO
Inês Bogéa
SUPERINTENDÊNCIA
Luca Baldovino | José Galba de Aquino
ENSAIO
Professores Ensaiadores | Daphne Dias Chequer e Milton Coatti
Professor | Lars Van Cauwnbergh
Bailarinos | Ammanda Rosa, Ana Paula Camargo, Ana Roberta Teixeira, André Grippi,
Beatriz Hack, Bruna Poliana Souza Pereira, Bruno Veloso, Carla Afonso Zarzur, Carolina Paes de Barros, Daniel Reca, Diego de Paula, Gabriel Fernandes, Geivison Moreira, Giovanna Mozart de Souza Silva, Hiago Castro, Isis E Silva Soares, Joca Antunes, Larissa Lins, Letícia Martins, Luan Oliveira, Luciana Davi, Luiza Yuk, Mariana Cortez Carossa, Matheus Queiroz, Michelle Molina, Morgana Cappellari, Mozart Mizuyama, Natalia Queiros de Medeiros, Nielson Souza, Otávio Portela, Paula Alves, Patrich Lorenzetti, Renata Alencar, Thamiris Prata, Vinícius Vieira, Yoshi Suzuki

Pianista | Rosemary Sandri Pavanelli
Assistente de Ensaio | Beatriz Hack
Auxiliar de Ensaio | Ana Carolina Florêncio Nogueira
PRODUÇÃO
Coordenador | Antonio Magnoler
Coordenador Técnico | Luiz Antônio Dias
Produtor | André Souza
Técnico de Som | Rodolfo Paes Dias
Iluminador | Nicolas Marchi
Assistente de Palco | Espedito Peixoto dos Santos
Camareira | Elizabete Roque
EDUCATIVO E COMUNICAÇÃO
Assistente de Comunicação | Celina Cardoso
Assistente de Educativo: Patrícia Farhat
Assistente de Educativo e Comunicação: Sandra Maria Laudani
Diagramador | Rafael Alves Silva Ortiz Rojas
MEMÓRIA
Coordenador | Charles Lima
Estagiário | Gustavo Bernardes
ADMINISTRAÇÃO
Coordenador | Marcio Tanno
Assistente de Direção | Melinda Grienda Sliominas | Morgana Wagner de Lima
Analista Administrativo-Financeiro | Ana Sarah de Lima
Assistentes Administrativo-Financeiro | Carlos Soares | Jeferson de Souza Dias
Auxiliar Administrativo-Financeiro | Ivani Melo
Assistente Contábil | Diego Mendes Martins
Assistente de TI | Jonathan dos Santos Correa
Arquivista | Danilo Alves Garcia
Auxiliares de Serviços Gerais | Neide dos Santos Nery
Aprendiz | Isac Santos de Anchieta

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here