O Museu de Arte Moderna de São Paulo, em parceria com o ADUS – Instituto de Integração do Refugiado, promove dois bate-papos em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado no dia 20 de junho.
A primeira roda de conversa Fronteiras e Culturas acontece no dia 20 de junho, às 19h30, no auditório do museu. O bate-papo tem participação de André Naddeo, jornalista e voluntário independente que atua na crise dos refugiados na Grécia, do togolês Cedric Mataawè Binoa, formado em Sociologia da Educação e em Línguas Estrangeiras, e Marcelo Haydu, diretor do ADUS – Instituto de Integração do Refugiado.
Com mediação de Lourival Cuquinha, artista visual que trabalha com várias mídias, autor da obra “Transição de fase”, na qual trabalhou com a questão do refúgio e imigração em SP, o evento ainda tem apresentação da banda Os Escolhidos, composta por integrantes da República Democrática do Congo e da Angola.
O segundo encontro será realizado no dia 24 de junho, das 12h às 17h30, na marquise, área externa do museu, que promove uma Feira étnica de Refugiados, além do bate-papo Relatos e histórias, com Anas Obaid, jornalista sírio, que trabalha no Brasil como perfumista e vendedor de artesanatos árabe, e Shakiru Olawale Kareem, nigeriano, que estudou marketing e trabalha no Brasil como professor de inglês.
Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado no dia 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A data é uma forma de lembrar a todos da existência de milhões de pessoas ao redor do mundo que foram obrigadas a abandonar suas casas e muitas vezes seus países, em situações de guerra, perseguições e violência.
SERVIÇO
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Informações: [email protected]
Endereço: Parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3
Tel.: (11) 5085-1313
http://www.facebook.com/MAMoficial