Dia Mundial do Refugiado no MAM

Por Paulo Varella - junho 19, 2017
13 0
Pinterest LinkedIn

 

Museu de Arte Moderna de São Paulo, em parceria com o ADUS – Instituto de Integração do Refugiado, promove dois bate-papos em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado no dia 20 de junho.

 

A primeira roda de conversa Fronteiras e Culturas acontece no dia 20 de junho, às 19h30, no auditório do museu. O bate-papo tem participação de André Naddeo, jornalista e voluntário independente que atua na crise dos refugiados na Grécia, do togolês Cedric Mataawè Binoa, formado em Sociologia da Educação e em Línguas Estrangeiras, e Marcelo Haydu, diretor do ADUS – Instituto de Integração do Refugiado.

Com mediação de Lourival Cuquinha, artista visual que trabalha com várias mídias, autor da obra “Transição de fase”, na qual trabalhou com a questão do refúgio e imigração em SP, o evento ainda tem apresentação da banda Os Escolhidos, composta por integrantes da República Democrática do Congo e da Angola.

 

O segundo encontro será realizado no dia 24 de junho, das 12h às 17h30, na marquise, área externa do museu, que promove uma Feira étnica de Refugiados, além do bate-papo Relatos e histórias, com Anas Obaid, jornalista sírio, que trabalha no Brasil como perfumista e vendedor de artesanatos árabe, e Shakiru Olawale Kareem, nigeriano, que estudou marketing e trabalha no Brasil como professor de inglês.

 

Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado no dia 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A data é uma forma de lembrar a todos da existência de milhões de pessoas ao redor do mundo que foram obrigadas a abandonar suas casas e muitas vezes seus países, em situações de guerra, perseguições e violência.

 

 

SERVIÇO

Museu de Arte Moderna de São Paulo

Informações: [email protected]

Endereço: Parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3

Tel.: (11) 5085-1313

www.mam.org.br

http://www.facebook.com/MAMoficial

http://www.twitter.com/MAMoficial

http://www.youtube.com/MAMoficial

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here