Duas décadas de Bienal do Mercosul

Por Paulo Varella - setembro 21, 2017
78 0
Pinterest LinkedIn
Dia 2 de outubro a Bienal completa vinte anos da abertura oficial. A exposição foi um marco para o Estado, que concretizou uma reunião de arte contemporânea, colocando Porto Alegre no mapa das grandes mostras internacionais! A Bienal do Mercosul entrou para a história como a maior exposição já realizada sobre Arte Latino-Americana! Para relembrar e comemorar este grande feito, a Fundação Bienal do Mercosul e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul convidam para uma palestra, que também já vai contar um pouquinho do que vem por aí na 11ª Bienal do Mercosul, que será realizada no dia 04 de outubro no auditório do Margs.
O anfitrião da festa será José Francisco Alves, professor do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, que vai abordar o projeto curatorial da primeira edição, que envolveu exposições em 14 espaços da cidade (instituições culturais e locais adaptados) e inúmeros locais ao ar livre, com intervenções urbanas temporárias em parques. Os convidados também ficarão por dentro dos bastidores desta produção nunca antes realizada em Porto Alegre.
Entre as heranças culturais da nossa primeira Bienal está um dos resultados mais importantes para a capital gaúcha: o “redescobrimento” do Cais do Porto, que foi aberto para um evento cultural. A festa ainda vai contar com a exibição de um vídeo inédito, com momentos registrados pelo ministrante: as exposições e intervenções urbanas do evento. Vem pra nossa festa! Vem pra Bienal! Vida longa à cultura! A festa tem entrada livre!
Serviço:
Palestra: “20 anos de Bienal do Mercosul”
Ministrante: José Francisco Alves, Doutor em História da Arte e curador
Dia 4 de outubro de 2017.
Horário:16h.
Local: Auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Entrada franca
Promoção: Fundação Bienal do Mercosul e Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here