Marly Porto lança o livro “Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista”, edição bilíngue (inglês), 80 páginas, gratuito, Grão Editora. O projeto foi contemplado em 2016 pela através de edital ProAC da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o lançamento, seguido de palestra sobre o tema, acontece no dia 17 de março, das 11h às 13h, no Unibes Cultural.
O livro é Ilustrado com fotografias produzidas por Eduardo Salvatore (1914-2006) feitas entre 1942 e 1959. Esse recorte temporal teve como ponto de partida a realização do 1º Salão Paulista de Arte Fotográfica, que pouco depois passou a ser internacional, e estendeu-se até o fim da década de 1950, quando o FCCB- Foto Cine Clube Bandeirante-, começou a perder o espaço que havia conquistado junto ao circuito de arte.
A eleição de Eduardo Salvatore, um dos fundadores do FCCB, para o cargo de presidente da associação, em 1943 marcou o início do desenvolvimento do Clube e trouxe as consequências decorrentes da sua expansão. Foi responsável pela organização da 1ª Convenção Brasileira de Arte Fotográfica realizada em dezembro de 1950, que resulta, anos depois, na fundação da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema, que reunia os fotoclubes do país.
Salvatore era ainda membro frequente dos júris dos salões, promovia palestras, orientava seminários internos, participava de excursões fotográficas, recepcionava amadores de outros estados e países, colaborava com as revistas especializadas da época, de forma que sua trajetória pessoal se incorpora à história do Bandeirante.
No entanto, não há até o momento trabalhos que tratem da contribuição de Salvatore para a expansão do FCCB e para a formação do movimento fotoclubista nacional. Essa lacuna justifica a escolha do tema desta publicação que tem por objetivo narrar essa história adotando como fio condutor as conquistas do Clube e sua repercussão. Salvatore foi presidente do FCCB até 1990.
Sobre a autora
Marly T. C. Porto (SP, 1958) é autora da dissertação “Confrontos e paralelos: O Salão Internacional de Arte Fotográfica de São Paulo (1942 -1959” entregue ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, em 2018 e bacharel pelo curso Arte: História, Crítica e Curadoria, concluído na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2012. Como palestrante, participou da conferência organizada pelo Museum of Modern Art (MoMA), em maio de 2017, apresentando o painel “The Salons of Foto Cine Clube Bandeirante (1942 – 60): A Venue for the Promotion, Sharing and Update of Photography by National and International Photo Clubs”. Atua no mercado cultural há 20 anos, através da sua empresa, Porto de Cultura, sendo responsável pela curadoria e organização de exposições, publicações editoriais, eventos e seminários sobre artes visuais.
Serviço
Marly Porto lança
“Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista”
edição bilíngue (inglês)
Ilustrado
80 páginas
Gratuito
Disponível para download
Grão Editora
Lançamento seguido de palestra
Dia 17 de março, sábado
Das 11h às 13h
Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Tel: 11.3065.4333
O projeto foi contemplado em 2016 pela através de edital ProAC da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Eduardo Salvatore _ Fuga, 1950