Seleção de arte contemporânea da galeria contempla ainda escultura e pintura, com obras de Osvaldo Gaia e Paula Otegui
Três artistas de estéticas distintas e em ascensão na cena contemporânea terão seu espaço no stand do Escritório de Arte Rosa Barbosa na SP-Arte 2017, que acontece no Pavilhão da Bienal entre 6 e 9 de abril. O trabalho do artista paraense Guy Veloso, indicado ao prêmio PIPA deste ano, contemplará a fotografia em retratos do sincretismo religioso nacional. Osvaldo Gaia traz esculturas e instalações em trabalhos feitos em diálogo com o universo da Amazônia. Já a artista argentina Paula Otegui traz seu pop contemporâneo na pintura.
Os artistas
Nascido em Belém, no Pará, Osvaldo Gaia formou-se como artista fazendo pesquisas e experimentações dentro do universo amazônico, detendo-se conceitualmente em questões sociais, arquitetônicas e econômicas. Inspirado no universo dos igarapés, Gaia trata de fluxos, origens e identidades ligados à vida ribeirinha.
Sua obra é composta por estruturas escultóricas com diferentes formas, relevos, texturas e transparências. O artista será representado por obras como Linha D’água, composta por um trapiche de nove metros de comprimento e três de altura, que representa a enchente e a vazante das marés, criada a partir da observação dos trapiches ribeirinhos no Pará.
Como Gaia, o fotógrafo Guy Veloso nasceu em Belém e se inspira em suas raízes. Suas imagens são capturadas com equipamento analógico, sempre bem perto de seus personagens. Veloso explora a relação do homem com o divino e documenta com sua câmera procissões e romarias, com olhos de antropólogo. Neste ano, o artista é indicado ao prêmio PIPA, resultado de uma parceria entre o Instituto PIPA e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro que visa estimular a produção nacional de arte visual contemporânea.
A galeria levará ao festival fotografias de seu projeto Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo, construído por Veloso por mais de dez anos. Em um passeio por todas as regiões do Brasil, o artista compôs um painel de penitentes, grupos laicos de encomendadores de almas que saem noite adentro rezando pelos “espíritos sofredores”.
Seu trabalho com cores e luzes aproxima esses registros documentais da pintura, modo de expressão favorito da argentina Paula Otegui. A artista, com inspirações, na arte pop, costuma dizer que tem a fantasia de fazer o público viajar pelo universo em um único instante. Otegui reconstrói mitos e metáforas nascidos em seu inconsciente para representar nossa existência e o ambiente em que vivemos.
Suas pinturas são compostas por cenas sobrepostas, pedaços da vida cotidiana ou situações históricas. Em seus trabalhos mais recentes, Otegui quebra a linguagem plana da pintura, formando novas dimensões e estabelecendo novos vínculos espaciais entre as camadas que se manifestam nas suas obras.
Escritório de Arte Rosa Barbosa
O Escritório de Arte Rosa Barbosa trabalha com artistas independentes dos mercados nacional e internacional, em todas as manifestações da arte contemporânea, passando por pintura, escultura, fotografia e desenho.
Dirigido por Rosa Barbosa, que trabalha no mercado de arte desde 1992, o escritório também presta consultoria a colecionadores, admiradores e pessoas que desejam iniciar suas coleções de arte, com olhar atento para novos talentos e para a evolução de artistas já consagrados.
SP-Arte/2017
6 a 8 de abril – das 13h às 21h
9 de abril – das 11h às 19h
Pavilhão da Bienal
Parque Ibirapuera, Portão 3
São Paulo, Brasil
Entrada: R$ 45,00 [geral] R$ 20,00 [meia promocional*]
*estudantes, portadores de deficiência e idosos com mais de 60 anos [necessária a apresentação de documento]. O Vale-Cultura poderá ser utilizado para o abatimento de 50% do valor do ingresso. Crianças de até 10 anos não pagam entrada.
A bilheteria encerra suas atividades 30 minutos antes do término do evento.