Carregando Eventos

« Todos Eventos

Exposição multimídia sobre Leonardo da Vinci no Parque Ibirapuera

janeiro 24, 2020 @ 5:00 pm março 22, 2020 @ 6:00 pm

São Paulo, 17 janeiro 2020 – A Enel, em parceria com a Base7 Produções Culturais, Embaixada da Itália e Consulado Geral da Itália, traz para São Paulo a exposição internacional Da Vinci Experience e suas invenções, em cartaz a partir de 25 de janeiro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, com entrada gratuita.

A mostra celebra os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1452-1519), gênio de perfil multifacetado, e chega a São Paulo no aniversário da cidade para apresentar a paulistanos e demais visitantes a trajetória de uma das mentes mais brilhantes da história, de forma interativa e inovadora.

Criada em 2019 especialmente para o Ano de Leonardo, a mostra é dividida em quatro núcleos — Sala das Máquinas, Área “Self”, Realidade Virtual e Sala Imersiva — que convidam o público a mergulhar no universo criativo de Da Vinci por meio de diferentes linguagens.

Exposição multimídia sobre Leonardo da Vinci
Estudo do Efeito de Luz numa Cabeça de Perfil, Gabinetto dei Disegni e delle Stampe degli Uffizi, Florença | Leonardo da Vinci

Exposição multimídia sobre Leonardo da Vinci
Estudo para Estátua Equestre de Francesco Sforza, Biblioteca Nacional de España, Madri | Leonardo da Vinci

Para Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil, patrocinadora da exposição, “contar essa história em São Paulo, no aniversário da cidade, é muito especial. Temos um olhar de futuro e observar os grandes pensadores e artistas do passado também é inspirador para inovarmos. Quisemos dar este presente para a população, em pleno Ibirapuera, que possui uma relação tão forte com a cidade. Esperamos que as famílias, especialmente as crianças, possam desfrutar desta experiência”.

“São Paulo é um dos maiores polos culturais brasileiros, e a Itália está presente por toda a cidade. Presentear o público paulistano com uma mostra desta dimensão, em um momento que o interesse por nosso país, nossa cultura, nossa arte e estilo de vida está em alta, é uma grande satisfação para nós. Começar o ano com a genialidade poliédrica de Leonardo é começar em grande estilo e nosso objetivo é manter este padrão para todas as nossas manifestações culturais” afirma Filippo La Rosa, Cônsul Geral da Itália em São Paulo.

“A exposição destina-se a um público de todas as idades. O objetivo é compartilhar gratuitamente o universo particular das criações de Da Vinci e revelar alguns dos mistérios que habitavam a mente do gênio”, afirma Ricardo Ribenboim, diretor da Base7 Projetos Culturais, responsável pela mostra.

O percurso se inicia na Sala de Máquinas, na qual o visitante se depara com dez reproduções artesanais das famosas máquinas pensadas e desenvolvidas pelo artista, como o paraquedas, o volante e a asa-delta.

Leonardo da Vinci, acima de tudo, foi um cientista brilhante e que projetou dispositivos que, posteriormente, viriam à luz em sua forma definitiva.

A visita segue pela Área “self”, espaço que permite que os visitantes entrem nas molduras e façam parte de obras icônicas do artista, como Mona Lisa e São João Batista.

No terceiro núcleo, o público tem a oportunidade de interagir com as invenções idealizadas por Leonardo: os visitantes poderão controlar tanques blindados, experimentar o voo humano da asa-delta ou ainda navegar em um rio operando o mecanismo criado para direcionar as embarcações, em um tour em realidade virtual.

Projeções gigantescas nas superfícies da estrutura arquitetônica do Pavilhão e uma trilha sonora Dolby Surround 360º coroam a narrativa, formando a Sala Imersiva. Nela, serão transmitidas centenas de imagens digitalizadas e vídeos em alta definição.

Em parceria com o Instituto Europeo de Design – IEDSão Paulo, a mostra no Brasil traz, ainda, uma seção exclusiva dedicada à economia circular, com mobiliários e peças de decoração reaproveitados a partir de itens da rede elétrica, como postes e cruzetas, que são estruturas feitas de concreto ou madeira, entre outros materiais, e usadas para sustentar equipamentos elétricos nas redes de distribuição de energia.

Concebida pela Crossmedia Group e consultoria de Roberta Barsanti, diretora do Museo Leonardiano, em Vinci, a exposição foi exibida na Itália, nas cidades de Milão, Florença e Treviso; no Peru, em Lima; no Chile, em Santiago; e na Colômbia, em Bogotá.


Serviço

  • Exposição Da Vinci Experience e suas invenções
  • Preview: 24 de janeiro, sexta-feira, às 17h
  • Período expositivo: de 25 de janeiro a 22 de março
  • Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras | Parque Ibirapuera
  • Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
  • Horários: quarta a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
  • Entrada gratuita