Faap apresenta instalação desenvolvida por artistas estrangeiros

Por Paulo Varella - maio 8, 2018
99 0
Pinterest LinkedIn

Ambiente de pesquisa, estímulo e difusão do pensamento crítico para as práticas artísticas contemporâneas, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) inovou e propôs que artistas se apropriem de uma área do campus para criar uma instalação temporária. Curiosamente, a obra será concebida enquanto o local – a sede do Centro de Empreendedorismo da FAAP- passa por reformas para se transformar em um hub de negócios.

A proposta é que os artistas atuem no processo de desconstrução do atual espaço, entre os dias 5 e 8 de maio, desenvolvendo ações de caráter artístico e na forma de uma intervenção experimental. Denominada Untertage, constitui-se em uma instalação site specific, como definem os artistas, e será aberta ao público externo nos dias 8 e 9 de maio (terça e quarta-feira), das 9h às 21h.

A ideia surgiu durante a participação da alemã Ursula Gaisbauer nos Seminários de Investigações Contemporâneas dos Cursos de Artes Visuais da FAAP. A proposta está diretamente relacionada aos interesses e trabalhos desenvolvidos pela artista que, posteriormente, ampliou o convite para a irlandesa Rhona Byrne, que, como Ursula, também participa do Programa da Residência Artística FAAP, e para o italiano Friedrich Engl, atualmente vivendo em São Paulo.

Untertage está sendo produzido desde o momento em que Ursula, Rhona e Friedrich se apropriaram dos materiais existentes no espaço. É um processo de desconstrução, transformação, reconstrução e reposicionamento que, dessa maneira, transformam-se em ações contrárias, ou aparentemente antagônicas, mas poeticamente repensadas pelas mãos dos artistas que trabalham lado a lado com quem desmonta, demole e inicia a reforma desse espaço, momentaneamente transformado em uma “caverna”, na qual ambos os trabalhadores – operários e artistas – desenvolvem suas atividades”, explica o professor Marcos Moraes, coordenador dos cursos de Artes Visuais e da Residência Artística FAAP.

Após o período de visitação, terá início a reforma do Centro de Empreendedorismo. As obras, com previsão de término para agosto deste ano, farão do local um espaço de conexão entre empreendedores, alunos, acadêmicos e empresas. “O FAAP Business Hub será um ambiente conectado com toda a infraestrutura e áreas de conhecimento da FAAP, concebido para prototipar e alavancar negócios e projetos”, destaca a coordenadora Alessandra Andrade.

Painel
A intervenção dos artistas estrangeiros não é a primeira na FAAP. Em comemoração pelos seus 70 anos, a instituição convidou dois ex-alunos do curso de Artes Visuais – João Fasolino e Luiz Prieto – para desenvolverem uma obra no departamento de Marketing – um ambiente amplo dentro do campus de São Paulo, que havia acabado de ser reformado. O resultado foi um grande painel pintado à mão com temas da natureza.

Untertage
Intervenção artística, temporária e experimental de Ursula Gaisbauer, Friedrich Engl e Rhona Byrne
Visitação: 8 e 9 de maio, das 9h às 21h
Local: Centro de Empreendedorismo FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Entrada gratuita

Sobre os artistas:

Ursula Gaisbauer – (Munich, Germany, 1986)
Em seu trabalho artístico, Ursula Gaisbauer se preocupa com as particularidades do espaço em relação ao tempo. Depois de se formar em Site Specific Arts, ajudou a artista Adrien Tirtiaux na Bélgica e na França. Vive e trabalha em Viena e é membro da Kunsthalle Wien Denkfabrik. Atualmente, participa do programa de Residência Artística da FAAP.

As obras da artista existem em um contexto espaço-temporal e são dissolvidas após uma mudança do valor material para o valor artístico. Seus materiais de construção são coisas que, através de seu uso, ou por causa da incompletude, tornaram-se comercialmente sem valor. (http://www.ursulagaisbauer.com/)

Friedrich Engl (Tyrol, Italy, 1984)
É atualmente artista em residência no Studio Pharus. Estudou Site Specific Arts na Universidade de Artes Aplicadas de Viena e formou-se em Teatro, Cinema e Estudos de Mídia na Universidade de Viena. Trabalha, principalmente, com intervenções espaciais e objetos tridimensionais, esculturas e diferentes mídias. (http://www.instagram.com/frdrh)

Rhona Byrne (Dublin, Ireland, 1972)
Estudou Escultura no NCAD em 1994. A artista faz escultura performativa, eventos esculturais, ambientes espaciais, desenhos, vídeo e fotografia que exploram o conhecimento incorporado e a cognição relativa ao espaço e lugar construído e social. Atualmente, participa do programa de Residência Artística da FAAP. Entre suas exposições recentes estão: Huddlehood John Hansard Gallery, South Hampton, Reino Unido; A Decade, works from the collection, Irish Museum of Modern Art. (http://www.rhonabyrne.com/)

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here