Fernando Weller em debate no IMS/SP

Por Paulo Varella - março 29, 2018
72 0
Pinterest LinkedIn

No dia 3/4 (terça-feira), às 20h30, o IMS exibirá o filme Em nome da América, do cineasta Fernando Weller. Em seguida, o diretor participará de um debate com o público.

O documentário será lançado no circuito nacional no dia 5/4. O IMS promoverá uma sessão exclusiva do filme, um pouco antes de seu lançamento.

A sessão, seguida de debate, será no cineteatro do IMS Paulista. Os valores são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Em nome da América trata da controversa presença de centenas de jovens norte-americanos no Nordeste brasileiro na década 1960, participantes do programa de voluntariado Peace Corps (Corpos da Paz). Por meio de testemunhos, vasto material de arquivo e documentação histórica, o filme revela o projeto como uma política internacional que visava a minar a influência comunista no Nordeste do Brasil, representada pelas Ligas Camponesas de Francisco Julião.

São expostas as contradições entre a política exterior inaugurada pelo presidente John F. Kennedy e as motivações dos voluntários, que se viram atônitos diante das mazelas de uma região marcada pela fome e pela violência. O golpe militar de 1964 no Brasil, a Guerra do Vietnã e a infiltração da CIA na América Latina completam o cenário, descortinando o temor das elites e dos governos de que o Nordeste brasileiro virasse uma “nova Cuba”.

O filme venceu o Prêmio Petrobrás de melhor documentário de longa-metragem na 41a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

 

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here