“Ossos e Asas 98” propõe a revisitação da mostra realizada há vinte anos em São Paulo, e busca estabelecer uma relação harmônica entre a consciência e a sobrevivência, perfazendo um paralelo com o momento de dualidades pelo qual o Brasil atravessa
A Galeria ZERØ abre suas portas na Vila Madalena, em São Paulo, sob direção de Pedro Paulo Coelho Afonso. A mostra inaugural, “Ossos e Asas 98”, do pintor, escultor, performer e artista multimídia paulistano José Roberto Aguilar, é composta por 36 peças – pinturas em acrílica sobre tela e esculturas de vidro –, e propõe uma revisitação à exposição homônima realizada pelo artista em 1998, apresentando uma nova série de trabalhos que não foram expostos naquela ocasião. Em meio a este momento de dualidades pelo qual o país atravessa, a individual explora o conceito de memória e busca estabelecer uma harmonia entre a dualidade consciência – representada metaforicamente pelas “asas” – versus sobrevivência – “ossos”.
“Asas são sinônimos de consciência enquanto ossos são sinônimos de sobrevivência. Um não existe sobre o outro. Quando um impera sobre o outro, acontece o caos. É a mesma coisa da dicotomia ‘raízes’ e ‘asas’. Muito arraigado ao solo, não tem voo. Sem raízes, o voo se perde no ar”, define José Roberto Aguilar. Vinte anos após a primeira exibição de “Ossos e Asas” e tudo que aconteceu nesse período, certa sincronicidade se faz presente nos dias atuais e confere um caráter contemporâneo a esta exposição: a necessidade absoluta de realizar uma síntese entre a sobrevivência e a consciência. “Entre a distopia e a utopia. Entre a violência e a empatia. Entre você e o outro. Entre asas e ossos”, nas palavras do artista.
Evento: Inauguração da Galeria ZERØ
Exposição: “Ossos e Asas 98”
Artista: José Roberto Aguilar
Direção: Pedro Paulo Coelho Afonso
Abertura: 07 de novembro de 2018, quarta-feira, às 19h
Período: 08 de novembro a 07 de dezembro de 2018
Local: Galeria ZERØ
Endereço: Rua Simpatia, 23 – Vila Madalena – São Paulo/SP
Horários: Segunda-feira a sábado, das 11 às 20h