Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

GALERIA ZERØ INAUGURA INDIVIDUAL DE RICARDO MUÑOZ

junho 5 - julho 6

Galeria ZERØ inaugura “Um minuto e meio com cabeça“, do artista visual paulistano Ricardo Muñoz, com curadoria de Francisco Rosa. A individual é composta por 18 obras – pintura, escultura, instalação e técnica mista – e, através da intertextualidade de linguagens, propõe um diálogo aberto acerca do jornalismo televisivo, dos meios atuais de comunicação, das evoluções e revoluções tecnológicas e da relevância e/ou pertinências de um fato. Para isso, parte da premissa que a arte, com sua licença para as subjetividades, sugestiona, aponta, indica e propõe experiências estéticas/poéticas como resposta ao que acontece no mundo e no seu devir.

Inspirado na comunicação – entendida como expressão humana falada, escrita e visual, inserida num ambiente de grande diversidade -, surge a produção de Ricardo Muñoz. Para esta exposição, o artista mesclou sua vivência como jornalista com sua experiência artística, em um diálogo aberto entre as duas profissões. Neste sentido, propôs a 15 jornalistas que escrevessem um texto de tema livre, mas que pudesse ser narrado em apenas um minuto e meio. A partir desses textos, surge sua produção, utilizando linguagens múltiplas para criar uma leitura visual sobre cada tema. Ao fazer isso, o artista torna os jornalistas coautores das obras, uma vez que seus pensamentos se tornaram elementos compositivos das imagens criadas. Cognição e fruição, interação e fluxo, interação e diálogos.

Dar respostas aos acontecimentos do mundo é elementar para o jornalismo, e sabemos que tais respostas são distintas das oferecidas pela ciência, a filosofia, a religião e pela Arte. Feita em forma de relato, a notícia no jornalismo está submetida à apuração e cobertura de fatos e eventos naturais, políticos e da sociedade em geral. “Contudo, o mundo exterior não pode ser conhecido ou completamente descrito pela grande quantidade de singularidades e particularidades. Além disso, a realidade é organizada pela experiência, repertório e a cultura. É a sua imagem refletida no trabalho e a notícia e a reportagem, por exemplo, são o mundo transformado em textos e imagens“, comenta Ricardo Muñoz.

O título “Um minuto e meio com cabeça” representa uma expressão usada nas redações de jornais televisivos, que significa anunciar a matéria, dar a notícia, mostrar as imagens e concluir a reportagem em um minuto e meio. Nos dizeres de Francisco Rosa: “O trabalho de Ricardo Muñoz nos apresenta um vasto vocabulário visual e matérico. Propõe ao público um trânsito livre no campo da fruição e sinaliza para várias questões socioculturais por meio da ressignificação e deslocamento da função de objetos, do uso de signos e da intertextualidade de linguagem, com apuro técnico e uma plasticidade indicial de sua poética“.

Jornalistas que colaboraram com o trabalho “Um minuto e meio com cabeça“, de Ricardo Muñoz: Aline Midlej, Celso Freitas, César Filho, Fernando Fernandes, Helayne Cortez, Joyce Ribeiro, Karyn Bravo, Natuza Nery, Patricia Maldonado, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Sonia Blota, Ricardo Boechat, Sérgio Utsch e Simone Queiroz.

Detalhes

Início:
junho 5
Final:
julho 6
Evento Tags: