8ª edição do Fórum Mundial da Água traz para Brasília filmes nacionais e internacionais para discutir o tema
A tragédia do município de Mariana (MG), em 2015, e as consequências ambientais. Na ilha de Tatuoca (PE), duas senhoras comentam sobre como elas estão sendo deslocadas pela subida das marés e das mudanças climáticas. Júlio César Câmara trabalha com reparos de bombas e desalojamento do lixo das calhas para manter a circulação das águas na Cidade do México. A fabricação de roupas e os impactos negativos em uma das maiores vias aquáticas do planeta revelam o lado negro da moda. A história do mais famoso rio de Israel, o Yarkon, desde seus primórdios até os dias atuais. A importância e o percurso do Rio Paraíba do Sul. Ainda, a religiosidade e a espiritualidade em torno da água.
Com temas variados, o Green Film Festival acontece em Brasília, de 18 a 23 de março, como parte da programação do Fórum Mundial da Água. No Cine Brasília (106 Sul), será possível assistir produções nacionais e internacionais e uma série de debates. As sessões são gratuitas e acontecem de 18 a 22 de março (de domingo a quinta-feira), das 14h30 às 20h30. No dia 23 (sexta-feira), os filmes premiados serão reexibidos.
Serão exibidos 13 longas-metragens e 25 curtas em competição, além dos oito filmes da sessão Panorama. Na programação, há 10 curtas infantis para os pequenos também se conscientizarem em belas produções como Água que Cai, de Nick lannaco (EUA); Os Espíritos da Floresta, de Esteban Forero (Colômbia); e Aquário, de Diego L Yáñez Guzmán (Argentina). A maratona de filmes infantis será no dia 18 de março (domingo), às 14h30.
O festival reserva, ainda, duas sessões especiais com outros 16 curtas-metragens. O programa cinematográfico é composto pelo Festival Green Film e pela mostra Voz dos Cidadãos. A Voz dos Cidadãos acontecerá, dentro do Fórum, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Os filmes concorrem aos prêmios AFD de melhor longa e curta-metragens – 3 mil e 1 mil dólares -, respectivamente, além de menções especiais nas duas categorias.
Os filmes disputarão, ainda, ao Prêmio Green Drop, concedido pela Green Cross Itália. O Green Drop Award é um prêmio anual da Green Cross Itália e da cidade de Veneza, em parceria com a Biennale di Venezia, que, desde 2012, premia, no Festival de Veneza, a produção cinematográfica que melhor promove a sustentabilidade. Por ser uma ONG ativamente envolvida com questões de água, a Green Cross decidiu unir forças com o Programa Green Films Festival dentro do Fórum Mundial da Água de 2018 e oferecer uma edição especial do prêmio em Brasília. Confira lista completa dos filmes: https://goo.gl/uzQnwz.
O Green Film é uma iniciativa do Fórum Cidadão, realizado pelo Festival Filmambiente e pela Amado Arte & Produção. Tem o apoio dos Festivais CineEco (Portugal), FICA (Brasil), Planet in Focus (Canadá), Ecozine (Espanha), CMS Vatavaran (India) e WaterDocs (Canadá). Conta também com o apoio da Green Cross Itália e Biennale de Veneza. O patrocínio é da ADF – Agência Francesa do Desenvolvimento – e da organização do Fórum.
Dando voz aos cidadãos
A mostra Voz do Cidadão vai reunir, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental), obras de até 4 minutos produzidas pela sociedade civil de todo o mundo. Escolas, associações, institutos de pesquisa e outras organizações não-governamentais responderam à chamada e enviaram conteúdo para ser exibido no evento. No total, foram selecionados 110 filmetes de 26 países. As produções serão exibidas nas sessões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água. Os seis melhores serão escolhidos por votação popular em totens eletrônicos montados na Vila Cidadã e no site do festival (https://goo.gl/ZeRsPg). Premiação de 400 dólares.
Fórum Mundial da Água na capital federal
O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema. Realizado pelo Conselho Mundial da Água, promove a conscientização, constrói compromissos políticos e provoca ações em setores críticos para facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente da água. O evento é organizado a cada três anos em parceria com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições em países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Em 2014, Brasília se candidatou e foi escolhida como cidade-sede do evento deste ano, a 8ª edição do fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no hemisfério sul.
Capital da água
A expectativa é que a capital federal reúna cerca de 45 mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental) de 18 a 23 de março. Por lá, dois espaços oferecerão uma série de debates, feiras ambientais, exposições, dentre outras atividades. Os espaços serão divididos em Feira e Vila Cidadã. A vila ocupará 10 mil m² e funcionará do dia 17 a 22 de março, das 9h às 22h. A entrada é franca e a programação completa da Vila Cidadã está disponível em: https://goo.gl/HvTTd9.
Serviço
Green Film Festival na 8ª edição do Fórum Mundial da Água.
De 18 a 23 de março
Local: Cine Brasília (106 Sul), das 14h30 às 20h30.
8º Fórum Mundial da Água – Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental)
Entrada franca.
Programação completa dos filmes e classificação indicativa: http://filmambiente.com/festiv