IMS Paulista exibe Nosferatu com trilha sonora original ao vivo

Por Paulo Varella - junho 5, 2018
84 0
Pinterest LinkedIn

IMS Paulista exibe Nosferatu com trilha sonora original ao vivo

Em parceria com o Goethe-Institut, o IMS Paulista apresenta três sessões de Nosferatu (1922), marco do cinema alemão dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau. O longa-metragem será projetado nos dias 12, 13 e 14 de junho, às 20h30, no cineteatro do centro cultural. As exibições contarão com trilha sonora ao vivo, executada por nove músicos. O grupo tocará as composições originais do filme, que foram reconstituídas pelo pianista Hans Brandner e pelo regente Marcelo Falcão. Essa é a primeira vez que o longa-metragem é exibido no Brasil com sua trilha sonora original completa ao vivo.

Nosferatu é uma adaptação do famoso romance Drácula, de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não autorizaram Murnau a adaptar a obra. As músicas do filme foram compostas por Hans Erdmann (1888-1942) para serem tocadas durante as exibições, prática comum no período do cinema mudo. Devido a problemas de direitos autorais, a trilha foi desmembrada, e a maioria das partituras se perdeu. Após um trabalho de pesquisa na Alemanha, Hans Brandner e Marcelo Falcão reconstituíram a trilha original do longa, que será executada nas sessões no IMS Paulista, sob a regência de Falcão.

Rodado em 1922, Nosferatu é considerado um dos primeiros representantes do gênero do terror no cinema. O filme narra a história de Hutter, agente imobiliário que, a pedido de seu chefe, viaja ao encontro de um novo cliente, o conde Orlok. O conde, na verdade, é um vampiro milenar, que se apaixona por Ellen, noiva de Hutter, e espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha.

Nosferatu, com trilha original ao vivo
12, 13 e 14 de junho
20h30
IMS Paulista

Ingressos

R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Venda antecipada esgotada. Os ingressos remanescentes serão vendidos no dia de cada sessão na bilheteria do IMS Paulista, a partir das 10h

 

Ficha técnica

Nosferatu IMS 2018

Nosferatu
Direção: F. W. Murnau
Música: Hans Erdmann
Arranjo: Hans Brandner/Marcelo Falcão

Camerata Tonspur
Violino: Samuel Mello
Viola: Eder Assunção
Violoncelo: Rodrigo Prado
Flauta: Luciana Campanhã Pozatto
Clarinete: Guilherme Macabeli
Fagote: Rodrigo Rodrigues
Trompete: Danilo Oliveira Oya
Percussão: Jonatas Silva
Órgão: Hans Brandner
Regência: Marcelo Falcão

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

São Paulo

Tel.: 11 2842-9120

[email protected]

ims.com.br

twitter.com/imoreirasalles

instagram.com/imoreirasalles

facebook.com/InstitutoMoreiraSalles

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here