Inauguração da 55SP com 25 artistas

Por Paulo Varella - março 20, 2018
74 0
Pinterest LinkedIn

55SP inaugura espaço expositivo em São Paulo com obras de 25 artistas brasileiros

Mostra em parceria com Plataforma Jacaranda terá fotogravuras de Vik Muniz, Nuno Ramos e Luiz Zerbini

São Paulo, março de 2018 – A 55SP inaugura no próximo dia 3 de abril, terça feira, às 19h, seu espaço expositivo em São Paulo, no bairro de Santa Cecília. Para a abertura do local, a 55SP realiza a exposição coletiva Edições Jacaranda, com fotogravuras e duas obras tridimensionais assinadas por 25 artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Pernambuco, em parceria com a Plataforma Jacarandá.

A mostra apresenta obras seriadas a preços acessíveis realizadas nos últimos dois anos pelos artistas Afonso Tostes, Arjan Martins, Cadu, Caio Reisewitz, Carlos Vergara, Carlito Carvalhosa, Chiara Banfi, Daniel Senise, Ding Musa, Emmanuel Nasser, Janaina Tschape, José Bechara, Lenora de Barros, Lucia Koch, Luiz Zerbini, Marcone Moreira, Marcos Chaves, Maria Laet, Mauro Restiffe, Nuno Ramos, Raul Mourão, Vicente de Melo e Vik Muniz. Duas obras tridimensionais dos artistas Marcelo Cidade e Marcius Galan também serão expostas.

São peças criadas especialmente para garantir a continuidade das atividades da Plataforma Jacaranda, que divulga obras e artistas brasileiros no exterior, além de editar uma revista trimestral de circulação gratuita e promover exposições.

“A Plataforma Jacarandá publica uma revista gratuita e organiza exposições desde 2015 com o objetivo de criar novas conexões entre a produção atual brasileira e o circuito internacional de arte. Nossa existência não seria possível sem a colaboração e intensa participação dos artistas” afirma Raul Mourão, artista plástico e um dos criadores da Plataforma Jacaranda.

“Essa parceria vem ao encontro às nossas premissas. É uma oportunidade ao novo colecionador e ao interessado nesse mercado, além de contribuir com a divulgação da arte brasileira no cenário mundial ao apoiar a Plataforma Jacaranda”, avalia Julia Morelli, criadora da 55SP. É a primeira vez que peças da Plataforma estarão expostas em um espaço exclusivo de São Paulo, fora do circuito de feiras de arte.

55SP lança vinil da dupla Tetine
Para marcar a abertura do espaço, já no próximo dia 28 de março, quarta-feira, a partir das 19 horas, a 55SP lança o vinil “O Bandido”, da dupla Tetine. O disco, que traz as faixas “No Meio Dessas Bananas” e “God or Dog?”, será apresentado ao público durante uma inédita ação sonora e de transmissão envolvendo a manipulação de tapes, vozes, found sounds e instrumentos eletrônicos em forma de uma listening party. O evento, com curadoria de Julia Morelli, é gratuito e faz parte da programação paralela da Feira Plana.

Formada em 1995 em São Paulo, pelos artistas Eliete Mejorado e Bruno Verner e infundida com um radicalismo brasileiro contemporâneo que empurra os limites de um vocabulário híbrido, Tetine criou uma infinidade de álbuns, obras sonoras e performances Spoken Word para a música eletrônica, incluindo filmes e vídeos.

Sobre a 55SP
Criada para difundir a arte contemporânea, a 55SP vem fomentando o novo colecionismo e a relação do comprador com arte e a produção artística. Além de trabalhar divulgando novos artistas, aposta em nomes consolidados do mercado, produzindo, com o suporte de curadores, edições limitadas e exclusivas de obras. Também é responsável por exposições, performances e ocupações que podem acontecer exclusivamente online, em galerias ou até mesmo em espaços comuns.

Lançamento do vinil “O Bandido” da dupla Tetine na 55SP
28 de março, quarta-feira, das 19 às 22 horas – Gratuito.
Local: Rua Barão de Tatuí, nº 377, Santa Cecília
Mais informações em www.55sp.art e http://www.feiraplana.org/programacao-lineup

55SP @ Mostra coletiva edições Jacarandá
Abertura: 03 de abril, terça-feira, às 19 horas – Gratuito.
Local: Rua Barão de Tatuí, nº 377, Santa Cecília
Horário de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira das 11 às 19 horas e aos sábado das 11 às 17 horas
Mais informações em www.55sp.art

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here