Em sua terceira exposição individual, o artista espanhol Xevi Solà tem como personagens de suas pinturas figurativas, grandes nomes da história da arte. Em “Pintura sobre Pintura”, os retratados são Francis Bacon, Van Gogh, Wassily Kandinsky, Matisse, Edvard Munch, Leonardo Da Vinci e os contemporâneos Damien Hirst, Ai Weiwei, Yayoi Kusama, Jeff Koons, entre outros.
O artista subverte o estilo e muitas vezes também a época desses pintores. Com humor e licença poética, Xevi retrata um Van Gogh hipster vestindo uma t-shirt com apologia à ufologia. O “Grito” de Munch é convertido em um grito silencioso impresso em um cartaz. Há ainda uma Monalisa andrógina e um tubarão pronto para atacar Damien Hirst, o artista plástico mais rico e famoso da atualidade.
O que esses artistas achariam das obras? “Certamente todos iriam morrer de rir”, opina o pintor. Segundo Xevi, as pinturas são uma forma bem-humorada de prestar uma homenagem e mostrar respeito pela obra desses artistas. Os treze trabalhos tem enquadramentos cinematográficos, com uma paleta intensa, de cores bem definidas. Sua pesquisa possui uma relação com o pop britânico, e parece mostrar um mundo aparentemente feliz, com traços de ironia e sarcasmo. O espanhol Xevi Solà, 46 anos, é formado pela Escola de Barcelona.
A mostra terá sua abertura na noite do dia 07 de julho e vai até o dia 23 do mesmo mês. A Galeria INOX Arte Contemporânea fica na Av. Atlântica 4240, subsolo 101. Funcionamento: de segunda à sexta das 10h às 20h; e sábado das 11h às 19h. Entrada gratuita.