Em junho, acontece no IMS Rio o curso Elas Tudo. As aulas abordam quatro importantes escritoras que fundaram escritas próprias, interpretando e reinventando o mundo contemporâneo na filosofia, na poesia, na ficção e no ensaio: Hannah Arendt, Ana Cristina Cesar, Clarice Lispector e Susan Sontag.
6 de junho, quarta, às 19h | Por Eduardo Jardim
O temor e a esperança – sentimentos que atravessam o pensamento de Hannah Arendt – servem como ponto de partida para Eduardo Jardim apresentar as principais ideias da filósofa: o totalitarismo como sinal de uma crise, em Origens do totalitarismo(1951), a refundação da política em A condição humana (1958) e o estatuto do pensar, do querer e do julgar em A vida do espírito(1978).
Eduardo Jardim
Professor de filosofia da PUC-Rio, é autor de, entre outros, o premiado Mário de Andrade: Eu sou trezentos: Vida e obra(2015), ganhador do Prêmio Jabuti em 2016, Tudo em volta está deserto(2017), A duas vozes – Hannah Arendt e Octavio Paz(2007) e Hannah Arendt – Pensadora da crise e de um novo início (2011).
13 de junho, quarta, às 19h | Por Heloisa Buarque de Holanda
Com base na leitura e discussão da obra crítica da poeta, reunidos no volume Crítica e tradução (2016), a professora e amiga Heloisa Buarque de Hollanda tenta responder à pergunta “Era Ana Cristina feminista?”.
Heloisa Buarque de Hollanda
Professora da Escola de Comunicação da UFRJ, seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, dedicando-se às áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Escreveu e organizou diversos livros, entre eles, 26 poetas hoje (1998), Cultura e participação nos anos 60(1982) e Ana Cristina César – Correspondência incompleta (1999).
20 de junho, quarta, às 19h | Por José Miguel Wisnik
Os livros Laços de família (1960), A legião estrangeira (1964) e A paixão segundo G.H. (1964) são interpretados por José Miguel Wisnik como uma trilogia que focaliza vertiginosamente a mutação em processo do lugar da mulher na ordem familiar.
José Miguel Wisnik
Ensaísta, músico e cantor, é professor de literatura brasileira na USP. Dentre seus livros publicados estão O som e o sentido(1989), Sem receita: Ensaios e canções (2004) e Veneno remédio: o futebol e o Brasil (2008). Ministrou a aula A matéria Clarice, disponível em claricelispectorims.com.br.
27 de junho, quarta, às 19h | Por Noemi Jaffe
A escritora Noemi Jaffe debate o livro A vontade radical (1987), que reúne alguns dos principais ensaios de Susan Sontag, dentre eles, “A imaginação pornográfica” e “Viagem a Hanói”, libelo contra a Guerra do Vietnã.
Noemi Jaffe
Escritora, professora e crítica literária. Autora, entre outros, de O que os cegos estão sonhando? (2012), Não está mais aqui quem falou (2017) e A Verdadeira História do Alfabeto, (2012, Prêmio Brasília de Literatura de 2014). Escreve para a Ilustrada (Folha de S.Paulo) desde 2006 e, atualmente, está à frente de Escrevedeira, espaço voltado para o ensino da escrita.
Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 aulas do curso.
Perguntas frequentes
Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?
Linhas de ônibus: TRONCAL 5 (Alto Gávea – Central – Via Praia de Botafogo), 112 (Rodoviária – Alto Gávea), 538 (Rocinha – Botafogo), 539 (Rocinha – Leme), ônibus executivo (frescão) Praça Mauá – Gávea.
Metrô: Integração Gávea
Estacionamento e bicicletário gratuitos, a saída é mediante entrega de ticket carimbado pela recepção.
Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email [email protected].
Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.
Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade e apresentar-se na recepção do IMS para check-in.
Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.
Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.
O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.
Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.