Jarid Arraes participa de oficina e bate-papo no Sesc Ipiranga

Por Paulo Varella - março 5, 2018
96 0
Pinterest LinkedIn

Escritora Jarid Arraes participa de oficina e bate-papo no Sesc Ipiranga

Como parte do projeto “Heroínas Reais”, autora realiza oficina de cordel e dialoga sobre sua coleção “Heroínas negras brasileiras”.

Nos dias 10 e 11/3, o Sesc Ipiranga recebe a escritora e cordelista Jarid Arraes para uma oficina de cordel e um bate-papo sobre sua obra e carreira. Os eventos integram o projeto Heroínas Reais e acontecem no Espaço de Leitura da Unidade.

A autora

Jarid Arraes é escritora, cordelista e autora dos livros “As Lendas de Dandara” e a coleção “Heroínas Negras Brasileiras”. Nascida em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, Ceará, atualmente vive em São Paulo, onde criou o “Clube da Escrita Para Mulheres”. Até o momento, tem mais de 60 títulos publicados em Literatura de Cordel, incluindo a coleção “Heroínas Negras na História do Brasil”.

O bate-papo

No dia 11/3, Jarid Arraes recebe o público em uma roda de conversa para discutir sua obra e o protagonismo feminino negro na literatura. Sua coleção “Heroínas Negras Brasileiras” utiliza da linguagem poética dos cordéis para debater o espaço e voz das mulheres negras na sociedade, falando sobre a vida de quinze mulheres. Com classificação etária de 12 anos, a atração é gratuita e acontece às 15h.

A oficina

Para incentivar a escrita, poesia e criatividade, o público é convidado a escrever seu próprio cordel ao contar a história de uma mulher negra, no dia 10/3, às 14h30. Após a confecção, os participantes podem ler o material e dividir as experiências e lições presentes nas vidas das protagonistas escolhidas.

Heroínas Reais

O projeto “Heroínas Reais” discute o protagonismo das mulheres com uma programação composta por bate-papos, contações e mediações de leitura feitos por autoras e coletivos femininos. Destacando o papel da heroína real, humana e todos os desafios que são impostos diariamente às mulheres, o “Heroínas Reais” dialoga com esse processo de reflexão, discussão e ruptura atual, mostrando a mulher nos mais variados espaços e linguagens.

Serviço

Escrita de Cordel

Quando: 10/3, terça-feira, às 14h30

Local: Galpão (Espaço de Leitura)

Quanto: Grátis

Classificação: Livre

Bate-papo – Jarrid Arraes

Quando: 11/3, quarta-feira, às 15h.

Local: Galpão (Espaço de Leitura)

Quanto: Grátis

Classificação: 12 anos

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here