Série de esculturas do artista vindo de Cingapura entra em cartaz em 28 de março
A Luis Maluf Art Gallery, no Jardins, recebe a mostra Sagacity – from the little bad eggs, do escultor e artista visual Jesse Thompson. A abertura está marcada para 28 de março. Com referência à ideia do título (sagacidade), as esculturas inspiram-se no jogo infantil de se vestir com roupas de seus pais, mas ampliam a ideia para um território mais adulto, nervoso e existencial.
Assim como o jogo de vestir é sobre a justaposição do jovem com o velho, o ingênuo e o sábio, o maduro e o imaturo, o sério e o jovial, as esculturas também são feitas para refletir essas comparações. Metaforicamente, a ideia de sagacidade fingida é central para as decisões do artista no desenho das composições e gestos das esculturas.
Construindo obras
No caso das esculturas, Jesse Thompson conta com dois processos distintos envolvidos na criação de cada peça – um que é de controle e ordem e outro de perder o controle e convidar ao caos.
O elemento figurativo é criado ao modelar crianças em argila, em um processo de imposição ou “disposição” do elemento. Além disso, a fundição, embora não seja particularmente criativa, é extremamente desafiadora. Muitos erros nessa etapa podem ocorrer até mesmo para os mais experientes. A intenção de Thompson é tirar proveito não apenas das texturas que esses “erros” criam, mas também da sua capacidade de adicionar complexidade à estética da peça, resultando uma justaposição legível.
Trajetória
Com mestrado em escultura concluído em 2007 na Rhode Island School of Design, Jesse Thompson viveu em Providence, onde lecionou, esculpiu, pintou e desenhou até 2015, quando se mudou para Cingapura para ingressar na Nanyang Technological University. É na instituição que ministra aulas de animação e desenho.
Serviço:
Sagacity – from the little bad eggs
Luis Maluf Art Gallery
Rua Peixoto Gomide, 1887 – São Paulo
De 28 de março a 4 de maio
Terça a sexta, 11h às 20h
Sábado, 11 às 18h
+55 11 2367-3437