Leitura comentada de “Elizabeth Costello” no Sesc Ipiranga

Por Paulo Varella - dezembro 3, 2017
81 0
Pinterest LinkedIn

Lavínia Pannunzio e Jorge Forbes fazem leitura comentada de “Elizabeth Costello” no Sesc Ipiranga

Atriz e psicanalista exploram a temática da morte no obra de J. M. Coetzee

No dia 5/12, a atriz Lavínia Pannunzio juntamente com o psicanalista Jorge Forbes, realizam no Sesc Ipiranga uma leitura comentada da obra “Elizabeth Costello“, do sul-africano e Nobel de literatura (2003) John Maxwell Coetzee.

Elizabeth Costello, personagem criada por J. M. Coetzee, protagoniza oito palestras sobre a literatura, a morte e a relação entre homens e deuses. Nesta leitura, a atriz Lavinia Pannunzio dá voz a uma das palestras – No Portão – que trata do que nos torna humanos, a vida após a morte e o que significa envelhecer e morrer. O psicanalista Jorge Forbes comenta a leitura.

Na palestra narrada no livro, como numa alegoria absolutamente Kafkiana, a personagem quer atravessar um portão, mas pra isso precisa se submeter a uma espécie de júri, e confessar, e convencê-los de possuir uma crença, uma paixão, uma fé. Nisso reside seu fracasso. Ela retorna sistematicamente ao local do portão, e seu discurso nunca será bom o bastante… é a falência da linguagem, do discurso, do escritor. Nesse 1º fragmento entram os textos da referida palestra – No portão, do romance ELIZABETH COSTELLO – e trechos extraídos do livro O homem lento, onde nossa personagem reaparece elaborando questões sobre a velhice e a morte.

Com a prosa clara e exata de Coetzee, Elizabeth Costello é a biografia de uma mulher: mãe, irmã, amante, escritora. Ocupando um espaço entre a ficção e o ensaio, é também uma profunda e perturbadora meditação sobre a natureza do romance.

A Leitura Comentada faz parte da programação do Projeto Finitudes, ciclo de bate-papos e espetáculos de diversas linguagens com a temática da morte, e começa às 20h com tem entrada gratuita, retirada de ingresso com uma hora de antecedência.

*créditos das fotos: Lavínia Pannunzio (Edson Kumasaka) e Jorge Forbes (Jair Magri)

Lavinia Pannunzio

Atriz e diretora, com trabalhos em teatro, cinema e televisão. Recebeu os prêmios Shell de Melhor Atriz (2012), APCA de Melhor Atriz (2011), APCA de Melhor Espetáculo (2006), Coca-Cola Femsa de Melhor Espetáculo, melhor direção e melhor cenário (2006) e Prêmio Estímulo Flávio Rangel 2005.

Jorge Forbes

Psicanalista e Médico Psiquiatra, Doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e Doutor em Neurologia (USP). Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII. Criador do Programa TERRADOIS da TV Cultura. Autor de vários artigos e livros, foi vencedor do Prêmio Jabuti.

J. M. Coetzee

Nasceu na África do Sul, em 1940. Autor de ficções, traduções, ensaios de crítica literária e memórias, publicou mais de vinte livros. Recebeu prêmios na França, na Irlanda e em Israel, e foi o primeiro autor agraciado duas vezes com o Man Booker Prize. Em 2003, recebeu o prêmio Nobel de literatura.

Serviço

Leitura comentada de ‘Elizabeth Costello’ de J.M. Coetzee

Com Lavínia Pannunzio e Jorge Forbes

Quando: 5/12, terça às 20h

Local: Teatro (200 lugares)

Preço: Grátis, retirada de ingresso com uma hora de antecedência.

Classificação: 16 anos

Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822

Assessoria de Imprensa do Sesc Ipiranga

Gean Carlo Seno

(11) 3340-2032

[email protected]

sescsp.org.br/ipiranga

facebook.com/sescipiranga

@sescipiranga

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here