Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Mariana Katona Leal e Regina Cabral de Mello na Ibeu/RJ

fevereiro 27, 2018março 23, 2018

 

Abrindo o calendário de exposições do ano, a Galeria de Arte IBEU inaugura, no dia 27 de fevereiro, às 18h30, duas individuais simultâneas: “JANELAS”, da artista Mariana Katona Leal, e “LUCAS”, da artista Regina Cabral de Mello, ambas selecionadas através do edital do Programa de Exposições Ibeu 2018. Com curadoria de Cesar Kiraly, as mostras ficarão abertas para o público de 28 de fevereiro a 23 de março, com visitação das 13h às 19h (segunda a quinta) e 13h às 18h (sextas), na Rua Maria Angélica, 168, Jardim Botânico.  A entrada é franca.

“JANELAS”

Em sua primeira exposição individual, Mariana Katona Leal apresenta videoinstalações com gestos repetidos de um dançarino com o recurso de distorção da imagem, através de telas em diferentes temporalidades. É uma maneira de responder ao conceito do fora de campo e os gestos de um dançarino com o uso de ferramentas tecnológicas.

Perceber o movimento através das telas e a distorção da realidade através delas coloca, entre outras questões, uma percepção de que o limite dos enquadramentos são dinâmicos e instáveis, assim como o olhar de quem vê essa construção proporcionada pela utilização de mídias digitais.

“Nesta sua primeira individual, Mariana Katona Leal apresenta três instalações em vídeo, em que pesquisa o movimento a partir do corpo de um bailarino. As imagens sofrem variações de continuidade e repetição e são interrompidas pela conjugação de diferentes suportes. Os experimentos são cercados por tênue humor sombrio, presente no desmembramento do corpo em pedaços, rapidamente abrandado pela organicidade com que se movem”, analisa o curador Cesar Kiraly.

SOBRE MARIANA KATONA LEAL

Mariana Katona Leal (Rio de Janeiro, 1985) é artista visual. Formou-se em Cinema em 2007. Em 2009-11, cursou o mestrado em Artes pela UERJ. Na sua pesquisa artística problematiza a questão do corpo por meio da tecnologia. Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: Salão de Artes Visuais Novíssimos (2016) – RJ, “City as a process” (2012) Ekaterinburg – Russia, “Zona oculta” (2010) – RJ e “Olheiro da arte” (2010) – RJ.

“LUCAS”

A série de fotografias de Regina Cabral de Mello trata da impessoalidade de certos ambientes públicos projetados e que, teoricamente, deveriam ser mais acolhedores. Na verdade, são frios e distantes e nos tornam mais solitários pelo uso padronizado de determinados acabamentos de arquitetura. Pisos frios como mármores e porcelanatos, iluminação com lâmpadas de luz fria e LED, espaços fechados com janelas trancadas, corredores gelados com ar condicionado central e elevadores de aço automatizados… Todos esses elementos poderiam estar presentes em um hotel, flat, saguão, shopping ou  escritório de uma empresa, assim como em um hospital ou uma clínica. As 12 fotografias apresentadas foram feitas com o uso de um iPhone 6 em um hospital, mas poderiam ter sido feitas em qualquer um dos lugares citados.

“A individual da Regina Cabral de Mello é composta por fotografias de celular em ambiente de aridez e incorreção estética. O desafio da artista é encontrar a lírica que sobrevive apesar dos tons metálicos dos elevadores, do reflexo dos pisos e da luz fria. A exposição continua o esforço de acompanhamento da demolição, como fizera em imagens do processo de ruína do antigo Hotel Glória”, comenta o curador Cesar Kiraly.

 

SOBRE REGINA CABRAL DE MELLO

Carioca, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduada em Comunicação Visual pela PUC-Rio, concluiu o curso Manchete-Bloch de Fotografia em 1983 e estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, de 2004 a 2011. Entre as principais exposições estão a individual “A Glória e a Queda”, no Centro Cultural Cândido Mendes, e a coletiva BA Photo, em Buenos Aires.

 

“JANELAS” e “LUCAS” – Galeria de Arte Ibeu inicia o ano inaugurando duas exposições individuais simultâneas
Abertura: 27 de fevereiro de 2018, às 18h30
Exposição: 28 de fevereiro a 23 de março de 2018  
Horário de visitação: 13h às 19h (segunda a quinta) e 13h às 18h (sextas)
Endereço: Rua Maria Angélica, 168 – Jardim Botânico – RJ
(21) 3239-2863 / [email protected]
Entrada franca
Classificação etária: livre

Detalhes

Início:
fevereiro 27, 2018
Final:
março 23, 2018