MIS comemora 48 anos com programação gratuita

Por Paulo Varella - maio 21, 2018
91 0
Pinterest LinkedIn

MIS comemora 48 anos com programação gratuita durante o final de semana

Além das cinco exposições do Maio Fotografia e encontro com o fotógrafo Sandro Miller, programação tem shows na área externa, visita guiada ao acervo MIS, dança, Maratona Infantil, live painting e mini feirinha gastronômica

 

No dia 29 de maio o MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – completa 48 anos. Para celebrar a data o museu presenteia o público com uma programação especial e gratuita no final de semana que antecede a data, nos dias 26 e 27 de maio. Entre as atrações está o 1º Festival Estéreo MIS, com shows na área externa de Lurdez da Luz e outros artistas que despontam no cenário independente nacional; um encontro com o fotógrafo norte-americano Sandro Miller, visita guiada ao Acervo MIS e às exposições, mini feirinha gastronômica, live painting com o artista @mudo, Dança no MIS e uma edição especial da Maratona Infantil, com o tema fotografia. O público também pode visitar as cinco exposições do Maio Fotografia no MIS 2018.

 

Confira abaixo a programação completa:


26.05 | SÁBADO

MAIO FOTOGRAFIA NO MIS 2018
Horário
12h às 20h
Local
Espaço Nicho, Espaço Expositivo Térreo, Espaço Redondo, Espaço Expositivo 1º andar, Espaço Expositivo 2º andar, Foyer do Auditório MIS
Ingresso
Gratuito – retirada de senha na recepção

Anualmente, o MIS dedica um espaço na agenda de programação para exposições exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. Este ano, o Maio Fotografia no MIS 2018 traz cinco exposições. JOF, uma grande retrospectiva de José Oiticica Filho; Retraço, um amplo panorama da obra de Walter Carvalho, reunindo imagens produzidas ao longo de quase cinquenta anos; Malkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia, do norte-americano Sandro Miller, que traz uma série do ator John Malkovich em releituras de imagens icônicas. Uma exposição com obras do Acervo MIS – Era preciso esperar para saber – e outra da fotógrafa Olga Gaia, selecionada por meio da convocatória Nova Fotografia 2018, completam a programação.


VISITA GUIADA COM EDUCATIVO MIS
Horário
12h, 14h30 e 18h – Grupos de até 20 pessoas
Ingresso
Gratuito, saída na Recepção do MIS
Duração
50 minutos
A visita pretende discutir conceitos da exposição Maio Fotografia à luz da História da Fotografia a partir de leituras de imagens e conversas conduzidas pela equipe do Núcleo Educativo do MIS.

VISITA GUIADA AO ACERVO MIS
Horário
13h e 16h30 – Grupos de até 20 pessoas
Ingresso
Gratuito, saída na Recepção do MIS
Duração
60 minutos
A equipe do Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS) apresenta ao público parte de seu vasto acervo de mais de 200 mil itens.


PALESTRA COM SANDRO MILLER
Horário
15h
Ingresso
Gratuito – retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção MIS
Duração
60 minutos
Local Auditório MIS (172 lugares)
O fotógrafo norte-americano participa de um bate-papo com o público sobre sua série Malkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia, em cartaz até 17 de junho no Maio Fotografia no MIS, que traz 61 fotos do ator John Malkovich em releituras de imagens icônicas.


1º FESTIVAL ESTÉREO MIS
Ingresso
Gratuito – conforme a capacidade do local
Local
Área externa
Duração 45 minutos (cada show)

O Estéreo MIS, programa mensal do museu, que tem por objetivo fortalecer e abrir espaço para a música independente nacional, ganha a área a externa do museu e traz quatro artistas que despontam na cena nacional.

 

14h | Yzalú

A cantora, rapper, compositora e violonista abre o festival com sua música que mistura rap e violão. Com 13 anos de carreira a artista inovou no cenário ao protagonizar a união das duas linguagens, surgia aí um novo gênero musical que a artista define como Música Contemporânea Brasileira. Yzalú interpretou a canção Mulheres negras (que se tornou símbolo do feminismo negro no país) e o lançamento de seu primeiro álbum Minha bossa é treta (2016), em que ousou e experimentou de ritmos desde Rap, passando pela MPB, Samba Jazz e Afrobeat, teve ótima repercussão e lhe rendeu alguns prêmios.

 

15h30 | Luê

A cantora, compositora e violinista paraense Luê apresenta no repertório músicas de seus dois álbuns A fim de onda (2013) e Ponto de mira (2017), ambos lançados pelo projeto Natura Musical. Ponto de mira, que contou com a participação do músico Curumin, traz experimentações com a música eletrônica e acordes de rabeca e violino.

 

17h |Juan Guiã

O pernambucano Juan Guiã faz sua primeira apresentação em São Paulo. O artista apresenta músicas do seu primeiro EP, Também sou feito de infernos, o álbum de música pop com efeitos sonoros e experimentações traz canções autorais que falam de temáticas próximas ao artista, como resistência, feminilidade, encontros e desencontros, liberdade e amor.

 

18h30 | Lurdez da Luz

Uma das pioneiras do hip-hop no Brasil, Lurdez da Luz, traz para o aniversário do MIS um DJ Set “pesadão”, com beats digitais e dançantes, que inclui faixas dos seus três discos em carreira solo e singles lançados. Lurdez será acompanhada pela DJ Tati Laser, que toca em diversas festas de hip-hop, e terceira colocada no DMC, principal campeonato de DJ’s do País.  Juntas prometem uma apresentação bombástica para comemorar o aniversário do MIS em grande estilo.

 

DANÇA NO MIS
Horário
20h

Ingresso Gratuito – conforme a capacidade do local

O projeto mensal do MIS, com curadoria de Natalia Mallo, traz em maio Sinuosity: the muse, de Korina Kordova. Sinuosity: the muse é corpo-escultura num labirinto de êxtase, corporificação e idealização. O ponto de partida da criação é o solo de dança contemporânea after sinuous curves (2016): uma experiência de materialidade de uma corpo-escultura em movimento que, como um contêiner de possibilidades, explora seu potencial de transgressão ao moldar e percorrer uma estrutura coreográfica baseada em princípios de transformação e ruptura.

 

Korina Kordova é bailarina, coreógrafa e performer. Seus trabalhos foram apresentados no Brasil, na Polônia, na Alemanha e na República Checa. Viveu na Holanda e na Polônia de 2002 a 2016, quando retornou a São Paulo. É co-fundadora do ‘Center in Motion’ – associação de coreógrafos independentes em Varsóvia (PL). Em 2012 criou o coletivo artístico Flesh System com o coreógrafo Przemek Kamiński. Desde outubro de 2017 tem residência artística no Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo.

 

 

+ PROGRAMAÇÃO/ DURANTE TODO O DIA

12h às 20h – Live painting com @mudo

– Mini feirinha gastronômica

27.05 – DOMINGO

MAIO FOTOGRAFIA NO MIS 2018
Horário
domingo (27) das 11h às 20h (última entrada às 19h)
Local
Espaço Nicho, Espaço Expositivo Térreo, Espaço Redondo, Espaço Expositivo 1º andar, Espaço Expositivo 2º andar, Foyer do Auditório MIS
Ingresso
Gratuito – retirada de senha na recepção do MIS


MARATONA INFANTIL
HORÁRIO
10h às 17h
LOCAL
Área externa, Auditório LABMIS, Auditório MIS, sala de interfaces e educativo
INGRESSO
Gratuito (algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria)
CLASSIFICAÇÃO
livre

A edição de maio da Maratona Infantil do MIS traz um dia repleto de atividades gratuitas para toda a família. Neste mês, destacam-se diversas oficinas que trazem a fotografia como tema principal. A programação também traz a contação de história A Fotografia do Macaco com a Cia Lira dos Anjos. Sucesso na edição anterior a Oficina para bebês está de volta no mês de maio. Outro destaque é o show de encerramento especial para o aniversário do MIS com a banda Fera Neném em um super palco na área externa às 16h. serviço

MIS 48 ANOS
DATA
26 e 27 de maio
HORÁRIO sábado (26) das 12h às 21h e domingo (27) das 11h às 20h
Local Espaço Redondo, Espaço Expositivo 1º andar, Espaço Expositivo 2º andar, Nicho, Foyer do Auditório, área externa e Auditório MIS
INGRESSO Gratuito (sujeito à lotação dos espaços)
CLASSIFICAÇÃO Livre

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here