Programação traz diversas atividades gratuitas inspiradas no mundo das HQs: oficinas, encontro com cartunistas, intervenções com palhaços super-heróis e muito mais. Edição acontece no dia 16, domingo
Pequenos (e grandes) artistas têm encontro marcado na Maratona Infantil – Especial Quadrinhos, que acontece domingo, 16 de dezembro, no MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Esta edição integra a programação paralela da megaexposição Quadrinhos, que revela a história das HQs no Brasil e no mundo de forma imersiva e lúdica. Com entrada gratuita, o evento acontece entre as 10h e 17h.
Um dos destaques da programação é o Desenho ao vivo – Parla, Palavra, acontece às 15h30 no Estúdio ao Vivo – espaço dentro da exposição dedicado à produção de obras por quadrinistas renomados. No encontro, o autor Rogerio Trentini faz um bate-papo sobre o processo de criação e as curiosidades do seu novo livro Parla, palavra, enquanto o premiado quadrinista Gustavo Duarte faz uma ilustração da mesma obra ao vivo. Os poemas deste livro brincam com a língua portuguesa e, ao trocar letras e palavras de lugar, criam novos sentidos, inventam imagens inusitadas e provocam o leitor a refletir sobre a língua portuguesa. Após a conversa e a realização do desenho ao vivo, os dois irão participar de sessão de autógrafos.
Para divertir toda a família, o MIS convocou palhaços super-heróis, que vão interagir com o público durante todo o dia. Na Intervenção SuperSuper “o super herói dos super heróis”, com Luizinho Beltrame, os participantes realizam um treinamento corporal para se tornarem grandes super-heróis – aprendendo a como se defender e lutar contra os inimigos, com muito bom humor, dança e risadas. Já na Intervenção Super Bartô e Carolipa Maravilha, os palhaços – cheios de super poderes, com cinto de utilidades e cueca por cima da calça – divertem o público tentando livrá-lo de muitas enrascadas.
Shows e cartuns
Em dois horários, o espetáculo A Peleja do Conta Gotas promove o diálogo entre duas linguagens artísticas: teatro e cartum – o cenário e elementos de cena são desenhados e, primando pelas soluções ecologicamente mais adequadas, têm, majoritariamente, o papel como base. E, para fechar o dia, a Cia. Sópapo conta As aventuras do Capitão Cueca. Na divertida trama, Jorge e Haroldo são vizinhos e estudam juntos na escola. Eles adoram contar piadas e fazer estripulias por onde passam. Mas o que eles mais amam mesmo é escrever histórias em quadrinhos, e juntos inventaram o maior super-herói de todos os tempos: o incrível Capitão Cueca.
Mão na massa
Não poderiam faltar, durante a programação, diversas oficinas que ensinam os caminhos das histórias em quadrinhos – e de seus super-heróis – para as crianças. Na Oficina de HQ Rotativo, cada criança faz o primeiro quadro de sua história, e passa para a criança ao lado desenhar o seguinte. Ao final, as histórias se completam quando todos os participantes fazem um quadro cada um. Quem quiser encarnar seu personagem favorito não pode perder a Oficina Acessório de Super herói de HQ, com a Matiz Filmes. Nela, as crianças poderão escolher – e confeccionar – algum elemento que lembre seu herói preferido (máscaras de papel, símbolo para colocar no peito, chapéus etc.). Já os pequenos que quiserem levar seu próprio herói para casa podem participar da Oficina Bololofos – Personagens de HQs, em que crianças serão convidadas a usar a imaginação e criar um boneco de pelúcia tendo como inspiração a megaexposição Quadrinhos do MIS.
Confira, a seguir, a programação completa da Maratona Infantil de dezembro:
S e r v i ç o
Maratona INFANTIL – Especial QUADRINHOS
DATA 16.12, domingo
HORÁRIO 10h00 às 17h00
LOCAL Área externa do MIS, Auditório LABMIS (66 lugares), Auditório MIS (172 lugares), foyer MIS, sala de interfaces e educativo
INGRESSO Gratuito (algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria)
CLASSIFICAÇÃO livre