Mobile Photo Festival 2018 no MIS

Por Paulo Varella - abril 14, 2018
84 0
Pinterest LinkedIn

Começa no dia 20 de abril, no MIS, o mObgraphia Mobile Photo Festival 2018, evento mais democrático do Brasil dedicado à fotografia com smartphones.

Evento traz em sua programação o Prêmio mObgraphia 2018, Exposições Exclusivas, Fórum de Educação Visual e ação social com Oficinas gratuitas de fotografia com smartphones nos CEUs,“mobgrafia inclusiva”.

No primeiro dia do festival haverá a entrega do Prêmio mObgraphia 2018. As imagens foram avaliadas por um júri composto por expoentes da Arte da Fotografia e Mobgrafia nacional e internacional. São seis categorias “abertas” (Arte em Mobgrafia, Documental, Paisagem, Preto & Branco, Retrato e Street) e a categoria especial, denominada “Ensaios”.

Neste ano, o júri será composto por: Adriana Zehbrauskas, fotógrafa do The New York Times e do coletivo de fotojornalistas, Hikari Creative; Andrea Bigiarini, fundador do The New Era Museum; Daniel Berman, criador do Mobile Photo Awards; Joanne Carter, do site referência em mobile, TheAppWhisperer.com e Manuela Matos Monteiro, do Mira Mobile Prize.

Para a categoria “Ensaios”, os jurados são: Nair Benedicto, Juan Esteves e Penna Prearo, representantes máximos da fotografia brasileira.

As imagens finalistas de cada categoria do Prêmio e o grande vencedor ficarão expostas no MIS de 20 de abril a 17 de junho.

As Exposições exclusivas serão realizadas na Biblioteca Mario de Andrade com curadoria do fotógrafo Marcelo Greco. Entre os renomados fotógrafos que aceitaram o desafio de fotografar com smartphones exclusivamente para o festival mObgraphia 2018 estão Cristiano Mascaro, com um inédito trabalho em cores, Eustáquio Neves, José Bassit e também o cineasta Jorge Bodanzky, todos utilizando pela primeira vez um smartphone para esse trabalho.

O Fórum de Educação Visual também será realizado na Biblioteca Mário de Andrade e terá na programação palestras e mesas de debate com os temas:

Dia 02 de junho – PROCESSO, das 18h às 19h; CAFÉ FOTOGRÁFICO, das 19h às 20h. Dia 03 de junho – FOTOGRAFIA DE RUA, das 11h às 12h; ESTUDO DE CASO – Projeto Destinos BMW, das 14h às 15h; FOTO DE GAME, das 15h15 às 16h15; Palestras: DIREITO AUTORAL, 16h30 às 17h30 e FOTOLIVRO, realidades e Fantasias, das 17h45 às 19h.

A parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo (SMPED) deu ao festival uma importância social (mObgrafia inclusiva). Uma equipe da mObgraphia vai ministrar 10 oficinas de mobgrafia em CEUs (Centros Educacionais Unificados) da cidade, e o resultado das oficinas será divulgado no formato de pequenas exposições abertas ao público, nos próprios CEUs.

Serviço:

mObgraphia Mobile Photo Festival 2018

Entrada gratuita

Entrega do Prêmio mObgraphia 2018

Data: Dia 20 de abril, às 19h.

Local: MIS

MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo)

Av. Europa, 158 – Jardim Europa

As imagens finalistas e o grande vencedor, de cada categoria do Prêmio ficarão expostas no MIS de 20 de abril a 17 de junho.

Exposições exclusivas

Data: de 1 de maio a 17 de junho – diariamente, das 8h às 19h

Local: Biblioteca Mario de Andrade

Rua da Consolação, 94 – Consolação

Fórum de Educação Visual

Datas: 02 e 03 de junho

Local: Biblioteca Mario de Andrade

Biblioteca Mario de Andrade

Rua da Consolação, 94 – Consolaçã

Oficinas de Mobgrafia nos CEUs – ação social  “Mobgrafia Inclusiva”

Data: da última semana de abril à última semana de maio

Local: CEUs (Centros Educacionais Unificados)

Mais informações: https://mobgraphia.com/2018/02/15/premio-mobgraphia-2018/

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here