Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Mostra dos Residentes do CRDSP – espetáculos, performances, debates, ensaios e oficinas (CRDSP – Baixos do Viaduto do Chá, s/nº)

julho 5, 2016 - julho 6, 2016

Prestes a completar dois anos num modo de gestão pioneira compartilhada entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Cooperativa Paulista de Dança, o Centro de Referência da Dança dilata o tempo da Mostra deste semestre para três semanas, a fim de contemplar trabalhos de boa parte dos 90 núcleos e artistas residentes e dos professores e alunos dos 11 cursos dos ciclos de aulas técnicas. 

Com uma programação diversificada em sua variedade de abordagens, formatos e possibilidades, a 4ª Mostra dos Residentes do CRDSP acontece de 1 a 23 de julho, trazendo aulas e ensaios abertos, compartilhamento de processos e experimentos cênicos, oficinas e vivências, jams, performances e espetáculos, videodanças, debates, rodas de conversa e outras ações coletivas entre os residentes e seus convidados.

Para além das apresentações dos trabalhos desenvolvidos durante o primeiro semestre dentro desse espaço em que os artistas da dança definiram e constituíram como seu território, o extenso conjunto de ações contribui efetivamente para ampliar o sentido de mostras e festivais pensados para ocupar o centro da cidade.

Entre as ações do primeiro dia da Mostra, duas performances serão apresentadas simultaneamente durante 4 horas, a partir das 17h – “Talk Nada Show”, de Thaís Di Marco, improvisação do corpo em contato com o ambiente partindo de três pressupostos: Profanação, Obscenidade e Promiscuidade; e “3 assaltos ou delação”, de Carolina Nóbrega, que conduz uma pessoa por vez a entrar numa sala, sentar-se e, durante 11 minutos – 3 assaltos (3 rounds de 3 minutos) e 2 intervalos (de 1 minuto) –, observar fragmentos de sua dança, enquanto fala sem parar para um gravador. Às 19h,  acontece o espetáculo “Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias, da Ouvindo Passos Cia de Dança, com diálogo cênico composto pelas intérpretes Deise de Brito e Paula Salles.

No sábado, os destaque ficam por conta de duas performances urbanas que se darão no Vale do Anhangabaú: às 11h, a Cia Cavala, com a “Doma”, ação artística dos bailarinos Janaina Ribeiro e Junior Romanini relacionada às pulsões de búfalos, bois e cavalos, e tentativas de domesticação desses instintos; e às 16h, a estréia de “Linha Vermelha” do coletivo Mãe da Rua, que expõe as artérias de São Paulo atravessando a cidade da periferia para o centro e vice-versa.

De quinta a sábado (7, 8 e 9), às 18h, Fernando Martins, da Plataforma Shop Sui, faz sua performance solo “Hertz – Contos de Lugares Distantes no Espaço”, onde explora a conexão entre movimento, sons e frequências sonoras, tendo como objeto cênico uma mesa-cimática, que cria dualidades com o intérprete e interatividade com o público. Anda no sábado, às 18h30, com reapresentação na segunda (11), Maria Basulto estréia “Dentro”, trabalho que consiste na exposição do corpo-ansioso, movido por impulsos internos entregues a memórias e sensações irrequietas experienciadas.

No terceiro sábado da Mostra (16), às 18h30, vale prestar atenção em “Drag Race”,  performance do grupo B-Side, aqui representado pelos bailarinos Gregory Ramos e Augusto Alves, que o traz à tona a discussão sobre o mundo noturno das Drag Queens e presta homenagem ao público LGBT.

A Mostra encerra no dia 23, com o compartilhamento do resultado da oficina  “Dois polos, uma centelha – Poesia Haicai e o Corpo na Cidade”, orientada por Luciana Bortoletto, diretora do …Avoa! Núcleo Artístico, de 19 a 22, que propõe uma experiência coreográfica/ performativa em contexto urbano a partir do encontro entre a investigação de movimentos e a experimentação de fundamentos da Poética Haicai, vivenciando seus possíveis desdobramentos e ressonâncias.

O desejo que permeia esta Mostra  é também o de que mais pessoas tenham acesso à produção de dança e seus desdobramentos e que a cidade conheça, reconheça e se aproprie desse patrimônio público que, por 70 anos, sediou a Escola Municipal de Bailado e hoje se consolida como Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.

Confira abaixo a programação completa (também em www.crdsp.com.br ):

____________________________

Serviço: Mostra dos Residentes do CRDSP – espetáculos, performances, debates, ensaios e oficinas.
De 1 a 23 de julho – segunda a sábado, vários horários
CRDSP – Baixos do Viaduto  do Chá, s/nº – ao lado do Theatro Municipal – Tel: 11 32143249.
www.crdsp.com.br