Este curso tem como objetivo apresentar e discutir os trabalhos de artistas mulheres que produziram em diálogo com o Expressionismo Abstrato e o Minimalismo. Vamos mergulhar nas obras de Elaine de Kooning, Lee Krasner, Helen Frankenthaler, Agnes Martin, Narren Mohamedi, Carmen Herrera e tantas outras artistas que tiveram uma produção fundamental para a história da arte ocidental.
O investimento é de R$ 120,00 e o curso oferece certificado com 5h de carga horária. A Ponto de Fuga está oferecendo desconto para quem se inscrever também no Workshop ARAPUCA.
Veja as descrições detalhadas de ambos os cursos e se inscreva aqui.
O Expressionismo Abstrato e o Minimalismo foram movimentos artísticos da história da arte ocidental que emergiram nos Estados Unidos nos 50 e 60, consolidando Nova Yorque como a principal referência para a criação e mercado de arte.
Mas embora a América do pós-II Guerra Mundial vivesse um grande crescimento econômico, que se refletiu numa profusão de possibilidades estéticas, elas foram pouco disruptivas. Homens brancos seguiam sendo o centro das discussões e o discurso hegemônico sobre estes movimentos destacavam aspectos relacionados à virilidade e à força, reforçando a ordem masculinista.
Com isso, poucas artistas mulheres que produziram naquele período tiveram seus trabalhos reconhecidos em vida e foi fenômeno comum terem suas produções abafadas pelo foco nas obras de seus companheiros homens.