Museu do Ipiranga em Festa

Por Paulo Varella - agosto 30, 2017
87 0
Pinterest LinkedIn

A Universidade de São Paulo e o Sesc Ipiranga celebram os 195 anos da emancipação política do Brasil com uma grande festa no Parque da Independência, no dia 7 de setembro, a partir das 14h. A programação no parque é completamente gratuita e conta com atividades de teatro, circo, dança, música e poesia. A organização do evento recomenda que o público leve banquinhos, almofadas ou cangas para melhor se acomodar nos locais das apresentações.

Além de um dia inteiro de atrações culturais, na ocasião, a USP lança um concurso público para os projetos de restauro e modernização do Museu do Ipiranga. A competição premiará os três melhores estudos preliminares de arquitetura para o restauro e modernização do Edifício-Monumento. A escolha será feita por uma comissão especializada.

O primeiro colocado celebrará o contrato para a elaboração dos projetos executivos completos do restauro e modernização do museu. Durante o evento serão apresentadas as regras e o site do concurso. A previsão é que o Museu seja reaberto em 2022, nas celebrações do Bicentenário da Independência, com suas instalações inteiramente modernizadas e adequadas às normativas de acessibilidade e segurança. O edifício passará a ser dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental.

Os visitantes do parque assistem a um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e do CoralUSP, sob a batuta do maestro Roberto Tibiriçá. Cento e trinta artistas sobem ao palco para interpretar um repertório dedicado às obras de Johann Strauss Jr., Serguei Prokofiev, Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, além de temas populares de Tom Jobim e Ary Barroso, rearranjados por Rodrigo Morte. O grupo executa, ainda, o Hinos Nacional e o Hino da Independência.

Composto pelo Museu do Ipiranga (como é popularmente conhecido o Museu Paulista), a Casa do Grito, parte do acervo do Museu da Cidade,o Monumento à Independência e o riacho do Ipiranga, esse complexo tem um valor histórico e cultural inestimável tanto para o bairro como para toda cidade. Seu entorno ainda abriga a unidade do Sesc e o Museu de Zoologia da USP.

“A Universidade de São Paulo tem, nos últimos três anos, incrementado ações focadas no relacionamento com a sociedade, responsável por seu financiamento. A parceria com o Sesc é um desses exemplos de sucesso, que tem resultado em projetos importantes voltados à população, como as atividades programadas para o dia 7 de setembro. Estamos derrubando os muros da USP e construindo pontes com a sociedade”, afirma Marco Antonio Zago, reitor da USP.

Além de fornecer suporte técnico para a realização do evento, o Sesc Ipiranga é responsável por preparar uma programação para públicos de várias idades. Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, a participação da instituição na celebração do Museu Paulista é um alinhamento natural entre entidades que comungam de objetivos semelhantes.

“A aproximação possibilitou êxitos em realizações conjuntas anteriores, como seminários e outras atividades culturais. Nessa oportunidade, a colaboração a partir do Sesc Ipiranga com uma programação no Parque da Independência amplia o raio de ação e de experiências com as instituições de seu entorno e promove tanto o acesso da população aos bens culturais como evidencia os vínculos firmados com a comunidade por meio das atividades artísticas, marca do trabalho institucional”, acrescenta.

 

Destaques da programação

Os visitantes do Parque da Independência terão a oportunidade de assistir, às 15h30,ao espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”, da Cia. Novelo. Pensada para ser encenada ao ar livre, a montagem do diretor Pedro Granato tem a proposta de popularizar essa comédia de William Shakespeare. Com música ao vivo, a companhia narra as confusões amorosas entre dois jovens casais que se perdem em um bosque povoado por seres fantásticos.

Outra atração teatral é a performance “Leopoldina, Independência e Morte”, com Fabiana Gugli, que recria poeticamente os momentos finais da primeira imperatriz do Brasil. A excêntrica dama desfila pelas instalações do Museu do Ipiranga, misturando eventos de sua vida e da Independência com questões que são importantes para o país contemporâneo.

Um dos destaques musicais da comemoração é o show da banda carnavalesca paulistana ‘A Espetacular Charanga do França’, que interpreta marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe, samba e ragga. O grupo é formado por Thiago França (sax alto), Anderson Quevedo (sax barítono), Amilcar Rodrigues (trompete), Allan Abbadia(trombone), Filipe Nader (sousafone), Sthe Araújo (percussão), Samba Sam (surdo) e Welington Pimpa Moreira (bateria e percussão)

Ao longo do dia, os freqüentadores do parque também terão à oportunidade de visitar a exposição “Estamos Aqui! Imaginando o Grito do Ipiranga”, com painéis fixados na fachada do Museu do Ipiranga. A mostra revela o processo de construção do quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo. A tela encomendada por D. Pedro II é uma das principais atrações do acervo do Edifício-Monumento.

Serviço

Museu do Ipiranga em Festa

Quando: 7 de setembro, das 14h às 18h

Quanto: grátis

Local: Parque da Independência, Ipiranga-SP

Classificação: livre

*Organização do evento recomenda que os visitantes levem banquetas, toalhas, cangas e/ou almofadas para assistir às atrações no parque

Realização:SESC Ipiranga e Museu Paulista da USP e SESCSP | Apoio: FUSP, OSUSP e CORALUSP

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here