O feito à mão como forma de reconexão das pessoas

Por Gabriel Magno - julho 1, 2019
110 0
Pinterest LinkedIn

Com impacto visual, espaço da CASACOR São Paulo conta com trabalho da artista Mari Dabbur

As arquitetas e parceiras Vanessa Trad e Nathalia Dalberto, responsáveis pelo escritório de arquitetura Trad Dalberto, marcam presença na CASACOR 2019 com o projeto do WC Linha. O espaço funcional e tem a proposta de ser mais do que um simples banheiro para se tornar um lugar de reflexão e contemplação.

Com o objetivo de transformar um ambiente frio e impessoal, característica comum dos banheiros, em algo acolhedor e afetivo, Vanessa e Nathalia trabalharam em um projeto que tem o intuito de gerar conexões, seguindo a premissa da mostra: afetividade, tecnologia e natureza.

Uma das formas encontradas pelas arquitetas de representar o afeto no ambiente e despertar ainda mais as sensações dos visitantes foi valorizar o trabalho handmade, com material orgânico como fios de algodão, mas usando linguagem contemporânea. Convidaram então a designer Mari Dabbur para o projeto de intervenção artística. Com instalações construídas com técnicas artesanais e elementos simples, o objetivo do design de intervenção é gerar grande impacto visual, além de conectar as pessoas e trazer de volta um olhar mais humano para si mesmos.

“A intervenção foi criada inspirada na cor do ano Living Coral da PANTONE®, em elementos do fundo do mar e com a intenção de despertar no espectador a sensação de pertencimento. Evoca o tema: Na natureza estão as mais belas formas de transformação e uma delas é o ser humano! Acredito que o segredo para atitudes verdadeiramente sustentáveis começa com a percepção de que não estamos separados da natureza, mas que somos parte dela”, explica Mari Dabbur.

As profissionais elegeram três cores-chave para o projeto: Joia da Coroa, Água Persa e Coral Oriental, todas da Coral. Essas tonalidades trazem referências do fundo do mar e também a sensação de acolhimento e pertencimento. Além disso, formas geométricas, ora linhas retas, ora orgânicas, trazem movimento e dinamismo ao espaço.

São duas áreas de intervenção com fios de algodão no Banheiro da Mostra. A primeira é logo no corredor de entrada e a outra na porta das cabines. Nos dois pontos serão trabalhados o efeito degradê de cores, reforçando a mensagem de movimento e transformação.

Duração: de 28 de maio a 4 de agosto
Horários – Terça a sábado – 12h00 às 21h00
Domingo – 12h00 às 20h00
Local – Jockey Club de São Paulo – Avenida Lineu de Paula Machado, 1075

Trad Dalberto Arquitetura

Tel: 11 3294-3600

www.traddalberto.com.br

@traddalberto_arquitetura

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here