O monólogo “O incansável Dom Quixote” no Teatro da UFF/Niterói

Por Paulo Varella - março 29, 2018
142 0
Pinterest LinkedIn

 

 

 

Tendo participado, em apenas um dia do mês de agosto de 2017, do festival de monólogos SOLOS EM CENA, produzido pelo Centro de Artes UFF, o espetáculo O Incansável Dom Quixote, com Maksin Oliveira, retorna em abril ao Teatro da UFF, para uma curta temporada entre os dias 06 e 08, sexta a domingo, sempre às 20h.

O espetáculo, com 60 minutos de duração, reúne de forma lúdica várias histórias fantásticas sobre o famoso cavaleiro Dom Quixote, que sai de casa com o desenfreado desejo de transformar o mundo em um lugar melhor. Ao lado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, sua incrível jornada é recheada de humor, lirismo e provas de obstinação. Neste premiado solo narrativo, o ator tem que permanecer num constante estado de atenção e presença para criar uma relação de troca com os espectadores. Cenicamente, tudo se resume a uma mala, um ator, a plateia e o jogo.

A adaptação do romance de Cervantes para o palco se dá a partir da performance de um único ator em cena que exerce a função de narrador, assumindo as identidade de múltiplos personagens. Ora ele é o próprio Dom Quixote, ora é Sancho Pança ou Dulcinéa ou o cavalo Rocinante. Para Maksin Oliveira, idealizador do espetáculo, o que se propõe é “um teatro onde o ator se coloque no risco de criar o espetáculo com seu corpo e pouquíssimos elementos essenciais”.

Ainda segundo Maksin Oliveira, o espetáculo leva à cena “uma abordagem contemporânea, porém estabelecendo diversas relações com o período medieval e barroco. Dom Quixote e Sancho Pança são apresentados como duplos que se relacionam, se problematizam, se modificam”. E acrescenta, afirmando: “Desejamos que o riso – presente em todo o espetáculo – traga junto reflexão filosófica”. A dramaturgia tecida por Maksin Oliveira possui influências diretas de Miguel de Cervantes, mas também tem pitadas de Mario Vargas Llosa, Fernando Sabino, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.

 

Texto e atuação: Maksin Oliveira

Direção: Reinaldo Dutra

Figurino: Leonam Thurler

Iluminação: Pedro Struchiner

Produção e Cenografia: Magnífica Trupe de Variedades

Serviço:

De 06 a 08 de abril de 2018, sexta a domingo, às 20h

O Incansável Dom Quixote

com Maksim Oliveira

Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói – RJ

344 lugares

Ingressos: R$40,00 (inteira); R$20,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos e servidores da UFF)

Duração – 60 min

Classificação indicativa: 12 anos

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here