Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Raquel Saliba apresenta exposição “Os mitos e a memória” no Centro Cultural Correios

setembro 19, 2019 @ 6:00 pm outubro 27, 2019 @ 7:00 pm

Raquel Saliba apresenta suas esculturas a partir do dia 19 de setembro, até 27 de outubro, em “Os mitos e a memória”, onde ela expõe cerca de 200 peças em cerâmica e metal, de diferentes texturas, tonalidades cromáticas, formas e tamanhos, estes variando entre 5cm e 1,80m.

“Tornar-me artista foi um acaso, aconteceu. Desde criança eu tenho contato com a argila, através de uma prima, que é artista plástica. Isto certamente influenciou a minha história: cresci moldando bonequinhas de barro. Sempre fui apaixonada pela arte, mas acabei estudando psicologia. Durante a universidade, fiz um curso de desenho na escola Guignard, que acabou sendo interrompido por falta de tempo. Já em 2011, a arte entrou em minha vida de uma forma tão intensa que não consegui mais parar. De todas as matérias que já trabalhei, a argila é a minha favorita”, diz Raquel Saliba.

Com curadoria de Marcus Lontra, esta é a primeira individual da artista, que voltou para o Brasil em 2016, depois de morar na França, Austrália e Inglaterra.

“Para se abismar com as figuras heroicas de Raquel Saliba é preciso entender o mistério essencial da arte. É preciso entender a caverna, seus ritos e mitos, suas metáforas, e a ação humana que, em seu interior, transforma e transfigura o mundo. No interior de nossas cavernas o ser refaz o mundo e, graças à ação da arte, garante ordem e sentido à sua existência. Assim nasce, assim se cria, assim se afirma: arte como espaço de redenção e pesquisa, ciência e fé, construção e acúmulo de saberes, cultura e civilização que asseguram o mistério e a especificidade da espécie”, afirma Marcus Lontra.


Saiba mais sobre a artista

Nascida em Itaúna, Minas Gerais, a artista é graduada em Psicologia, mas desde 2011 tem se dedicado exclusivamente à arte.

Raquel Saliba já morou em diferentes partes do mundo, o que possibilitou que ela fizesse vários cursos e exposições como no Carrossel do Louvre (maio de 2018), por exemplo. Residindo atualmente no Rio de Janeiro, ela vem se dedicando cada vez mais às esculturas em cerâmica.

Parte de sua formação artística: curso Encontros e Reflexões, com Iole de Freitas, 2019, Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil; exposição coletiva A Cara do Rio (Centro Cultural dos Correios), 2018; curso Conversando sobre esculturas objeto etc. e tal com Joao Goldberg, Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil em 2016 e 2017;  cursos de escultura e cerâmica no Morley College, Londres, Reino Unido  2014 e 2015; cursos de escultura no Heatherley School of Art, Londres, Reino Unido em 2015; workshop “O inconsciente na argila”, com  Sandy Brown, Inglaterra, junho de 2015; cursos de Cerâmica e Escultura na UAL (University Arts of London), professor Timothy Harker, Londres, Reino Unido em 2013; Centro de Artes de Fremantle, Austrália Ocidental 2003.


Serviço

  • Local: Centro Cultural Correios
  • Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – 3º andar – Centro
  • Abertura: 19 de setembro, às 18h
  • Período: de 20 de setembro a 27 de outubro de 2019
  • Visitação: de terça a domingo, das 12h às 19h
  • Entrada franca

Calendário gerado por The Events Calendar