OSESP na Pinacoteca

Por Paulo Varella - setembro 29, 2017
15 0
Pinterest LinkedIn

Pinacoteca de São Paulo recebe as últimas apresentações em parceria com a OSESP

Encerrando a parceria firmada entre a Pinacoteca de São Paulo e a Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), ambas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, serão realizados em outubro e novembro os dois últimos concertos da série, que serão no Átrio Joseph Safra, às 20h00. A distribuição de ingressos será a partir das 19h00 e, nestes dias, o museu estenderá o seu horário de funcionamento. A série de concertos da Osesp na Pinacoteca tem patrocínio do banco Safra e faz parte do projeto Música na Pina.

Quarteto OSESP

O concerto será no dia 04 de outubro e traz no repertório obras de GIUSEPPE VERDI (Luisa Miller – transcrições de Emanuele Muzio), FRANCISCO MIGNONE (Quarteto nº 2) e BÉLA BARTÓK (Quarteto nº 3).

Fundado em 2008, o Quarteto Osesp reúne o spalla da Orquestra, Emmanuele Baldini, o violinista Davi Graton, o violista Peter Pas e o violoncelista Ilia Laporev. Tem como uma de suas características a reunião de músicos que se formaram em escolas diferentes — italiana, brasileira, norte-americana e russa. A soma dessas tradições contribui para enriquecer a identidade do grupo. Desde sua fundação, o Quarteto Osesp tem sua própria série na Sala São Paulo, na qual são apresentadas obras clássicas e propostas inovadoras e criativas. Seu repertório é extremamente vasto, incluindo obras que vão da época barroca até os jovens compositores contemporâneos. Entre os que já se apresentaram com o grupo estão artistas como Ricardo Castro, Antonio Meneses, Arnaldo Cohen, David Aaron Carpenter, Nicholas Angelich, Nathalie Stutzmann e Jean-Efflam Bavouzet.

Música Barroca

O último concerto será no dia 08 de novembro, com um grupo de câmara formado por músicos da OSESP e o Coro da Osesp, que executarão, ao lado de um organista convidado, uma apresentação especial de música barroca. O conjunto conta com a participação de Francisco Meira (baixo-barítono), Joel Gisiger (oboé), Matthew Thorpe (violino), Irina Kodin (violino), Maria Angélica Cameron (viola), Heloísa Meirelles (violoncelo) e Alessandro Santoro (órgão). No programa, obras de JOHANN SEBASTIAN BACH (Cantata, BWV 21: Sinfonia em dó menor, Prelúdio e Fuga em Mi bemol maior, BWV 852, Cantata, BWV) e de ALESSANDRO MARCELLO (Concerto em ré menor para Oboé, Cordas e Órgão – transcrito por Johann Sebastian Bach).

Serviço

Data: 04/10 e 08/11 – quarta-feira

Horário: 20h00

Local: Pinacoteca de São Paulo, 2° andar, Átrio Joseph Safra

Endereço: Praça da Luz, 02

Entrada gratuita

Ingressos gratuitos distribuídos a partir das 19h00

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here